30 de maio de 2012

”Nise da Silveira - Senhora das Imagens”


Nise da Silveira - Senhora das Imagens
Espetáculo multilinguagem em cartaz no Teatro Eva Herz.
C&N
No palco, uma celebração de teatro, dança e personificação, embalada por música especialmente composta para tal, além de expressivas imagens, sobrepostas a toda esta ação. Mariana Terra usa de toda esta linguagem para contar a vida e o trabalho da psiquiatra alagoana Nise da Silveira. Filha do psiquiatra Raffaele Infante, um dos discípulos de Nise, Mariana desde cedo teve contato com o trabalho desta e, sob a direção de Daniel Lobo (também responsável pela dramaturgia do espetáculo), o traz à cena em “Nise da Silveira - Senhora das Imagens”.
O trabalho de Nise, revolucionário nos anos 1940, em síntese, utilizava-se da pintura como forma de expressão para os pacientes em tratamento de esquizofrenia da médica, que se opunha veementemente à aplicação de eletrochoques nos pacientes, em voga no período.
No espetáculo, Mariana se manifesta e personifica a própria Nise, com coreografia especialmente criada pela bailarina Ana Botafogo, em seu primeiro trabalho para teatro, assim como a música, especialmente composta pelo pianista João Carlos Assis Brasil. A peça conta ainda com participações virtuais de Ferreira Gullar (em imagens gravadas) e do ator Carlos Vereza, com uma narração em off, personificando o psicanalista Carl Gustav Jung.
De estrutura sofisticada, cada apresentação do espetáculo revela-se uma experiência única para a plateia, uma vez que as combinações coreográficas raramente se repetem a cada dia. E o espectador também é diversamente atingido pela força das imagens e da dança, resultando invariavelmente em absorções de impulsos específicas a cada um.   
A boa notícia, para aqueles que desejem manter esta experiência viva na memória, é que o espetáculo foi registrado em DVD, e que este pode ser adquirido, com exclusividade, na Livraria Cultura. O DVDNise da Silveira – Senhora das Imagens”, além do espetáculo na íntegra, traz ainda um disco extra com mais de quatro horas de conteúdo exclusivo, incluindo bastidores, entrevistas, coreografias inéditas da Ana Botafogo e documentários, ao preço de R$ 47,90.
Enquanto experiência sensorial, “Nise da Silveira - Senhora das Imagens é item obrigatório na agenda cultural da cidade. Não perca!
Nise da Silveira - Senhora das Imagens
Onde: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura - Conjunto Nacional - Av. Paulista 2073 - Bela Vista Tel.: (11) 3170-4059 www.teatroevaherz.com.br
Quando: 5ª e, às 21h Até 27/07 Quanto: R$ 50
Assista ao clipe do espetáculo em: http://www.youtube.com/watch?v=Ns_x0rCxI8w

Nenhum comentário:

Postar um comentário