31 de maio de 2012

‘Novas na tela’


Novas na tela
Os russos, Tom Cruise, Prometheus e Jackie Kennedy.
C&N

Os russos estão chegando - De mansinho, a indústria cinematográfica russa está pavimentando seu caminho para vencer no mercado internacional. Foram para Cannes, estabeleceram uma film comission em Beverly Hills, convidaram representantes da indústria e da imprensa norte-americana para uma série de screenings (exibições) no 34º Festival Internacional de Cinema de Moscou. De 22 a 24 de junho próximos, a ‘Russian Film Commission USA’, o Ministério da Cultura russo, o Departamento de Cinema deste Ministério e o órgão estatal de promoção do cinema, Roskino (também conhecido como Sovexportfilm), estarão fazendo uma grande promoção do cinema local na feira ‘Digital October Open Roskino Screening - DOORS’, dentro de uma antiga fábrica de chocolate, transformada no Digital October Center. Lá serão mostrados 20 novos filmes russos incluindo “Rita's Last Fairy Tale”, de Renata Litvinova, estrelando o astro do rock soviético Zemfira. Além de encontros com realizadores, serão realizados painéis sobre a indústria cinematográfica do país. O objetivo destas mostras é ‘encorajar encontros com cineastas russos que tenham novos projetos ou mesmo projetos em andamento’. Também pretendem ‘vender’ a Rússia como um bom cenário para locações e um bom parceiro para coproduções.
Em Cannes, o Ministro da Cultura e o Ministro do Exterior, a Roskino e o grupo de comunicação Planeta Inform montaram pela quinta vez o Pavilhão Russo, e mostraram 10 filmes inéditos aos distribuidores do mundo todo, e também equipamentos. O foco foi mostrar que os produtos soviéticos têm um bom apelo para a indústria cinematográfica mundial.
O filme russo de Sergey Loznitsa, “In the Fog", ganhou o prêmio Fipresci da crítica, e o curta da estudante Taisia Igumentsev, “Road To” foi exibido no programa Cinefondation, ganhando um prêmio de 15 mil euros.
Outro projeto mostrado no Pavilhão Russo em Cannes foi “Mayakofsky” o primeiro filme produzido e estrelado pela atriz de “Goodbye Lenin”, Chulpan Khamatova, dirigido por Alexander Shein (“Euphoria”, 2010). Co-estrelado pela supermodel Natalya Vodyanova, “Mayakovsky” explora a vibrante vida e misteriosa morte do poeta em abril de 1930, em Moscou. As filmagens se iniciam no fim do ano na Rússia, Ucrânia, França, EUA, Hungria e Canadá, devendo chegar às telas em 2014.

Suspense de Tom Cruise tem novo título - O próximo filme de Tom Cruise tem novo nome. No lugar de “One Shot”, a Paramount Pictures optou por “Jack Reacher”, que é o nome do personagem de Cruise. Reacher é o protagonista de uma série de romances do escritor Lee Child. O que sugere que o estúdio está vendo potencial para uma franquia.
Esse primeiro filme é baseado romanceOne Shot”. Nele Jack Reacher é um policial que precisa desvendar o mistério que envolve um atirador que teria matado cinco pessoas. Também estão no filme Richard Jenkins, Rosamund Pike e Robert Duvall.

  
Prometheus está faturando - Prometheus”, o próximo blockbuster do verão, que estreia em 1º de junho no Reino Unido, 8 de junho nos EUA, 15 de junho no Brasil, e hoje no resto do mundo, já está faturando com a venda antecipada de ingressos. Estrelando Michael Fassbender, Charlize Theron, Noomi Rapace, Idris Elba e Logan Marshall-Green, o filme de Ridley Scott já faturou US$ 737,588 com a pré-venda de 30 mil ingressos nos cinemas Imax BFI ingleses.
No início de maio o exibidor já havia vendido 18.287 ingressos na primeira semana. A melhor semana de todos os tempos dos cinemas Imax BFI londrinos. Uma semana antes da estreia, as pré-vendas continuaram a bater recordes, ultrapassando o desempenho de “Avatar” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”.
O filme marca a volta de Ridley Scott ao gênero ficção científica, gênero que ele ajudou a definir com “Alien- O Oitavo Passageiro” (1979) e “Blade Runner” (1982). “Prometheus” narra a história de um grupo de exploradores que descobre um caminho para destrinchar as origens da humanidade, o que os leva numa viagem aos pontos mais obscuros do universo. Lá eles terão que lutar para salvar o futuro da raça humana. O filme abre nos cinemas Imax da Inglaterra à meia-noite de hoje.

 
Minka Kelly será Jackie Kennedy - Lee Daniels, diretor da “Preciosa - Uma História de Esperança”, escalou Minka Kelly para interpretar Jackie Kennedy em seu próximo filme, “The Butler” (O Mordomo). O filme gira em torno de Eugene Allen (Forrest Whitaker), mordomo da Casa Branca, que trabalhou com oito presidentes. Matthew McConaughey será JFK, John Cusack interpretará Richard Nixon, Alan Rickman será Ronald Reagan, e Jane Fonda, Nancy Reagan.
Wanda de Andrade é jornalista especializada em mercado cinematográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário