21 de maio de 2012

“Scarface”


Sabia que existe em Blu-ray?
Indispensável não apenas para os fãs de policiais, como para os admiradores de Al Pacino.
C&N

Talvez um dos filmes mais cultuados de todos os tempos - sobretudo no gênero policial - “Scarface” há muito deixou de ser objeto de admiração apenas dos seus (muitos) fãs, tornando-se quase um ícone pop. E essa característica multiplica-se ainda mais quando se fala somente de seu protagonista, o traficante cubano Tony Montana, interpretado de forma inesquecível por Al Pacino.
Lançado em 1983, o longa é fruto da parceria de dois dos maiores cineastas dos anos 1980: Brian De Palma, que desistiu de realizar “Flashdance” para ingressar no projeto, e Oliver Stone (que pouco tempo depois, venceria o Oscar de Melhor Diretor por “Platoon”), responsável pelo roteiro, por sua vez baseado no clássico filme “Scarface - A Vergonha de uma Nação”, de Howard Hawks.
E é seguro dizer que dificilmente a jornada de Montana, que tem início nas ruas de Miami e termina em mansões extravagantes e montanhas de cocaína, seria a mesma sem a presença da dupla - sobretudo de Stone, que construiu algumas das cenas mais histéricas de sua carreira, mais de dez anos antes do frenético “Assassinos Por Natureza” (1994).
Curiosamente, a versão que chegou aos cinemas comercialmente havia sido censurada pela Motion Picture Association of America, que exigiu cortes na fita. De Palma obedeceu, mas esta segunda versão foi novamente censurada. Quando uma terceira versão também foi censurada, o cineasta e o produtor Martin Bregman convenceram os censores de que a ideia do filme era apresentar o submundo do tráfico de forma crua e realista, daí sua violência.
Assim, a terceira versão foi finalmente liberada, mas, como nem os censores ou os executivos do estúdio conseguiam diferenciar os cortes feitos, De Palma acabou lançando a primeira versão, sem corte algum - algo que ele só assumiria publicamente meses depois, com o lançamento do filme em VHS.
Mas, mesmo com toda sua violência e apuro na direção - apesar do longa, hoje, ter um visual datado - o ponto forte de “Scarface” é, sem dúvida, a interpretação de Pacino. Se atualmente é comum ver o ator gritando descontroladamente em cena - algo que ele parece fazer ligado no piloto automático - aqui ele usa este artifício para construir um personagem que, mesmo caminhando nas altas rodas do crime, jamais abandonou o “estilo das ruas”.
Claro que sempre vem à mente a icônica cena final (que, de quebra, rendeu a frase ‘say hello to my little friend!’), mas isso ocorre durante todo filme. Se nos dois primeiros “O Poderoso Chefão” ele domina as cenas usando do silêncio, aqui ele segue o caminho oposto e consegue o mesmo resultado de forma cuidadosamente descontrolada, agindo feito um barril de pólvora prestes a explodir a qualquer momento.
Um grande filme, indispensável não apenas para os fãs de policiais como para os admiradores de Pacino, e que está disponível em BD no Brasil, lançado pela Universal, tanto em edição comum como numa caixa (que imita uma caixa de charutos) repleta de brindes como cards, nota de dólar com o rosto de Montana e o greencard do personagem.
Com tantos mimos assim, alguém ainda tem dúvida sobre a importância de “Scarface” para o cinema policial moderno?
Scarface (EUA - 1983 - 169’) Direção: Brian De Palma Com: Al Pacino, Steven Bauer, Michelle Pfeiffer, Mary Elizabeth Mastrantonio, Robert Loggia, Miriam Colon, F. Murray Abraham, Paul Shenar, Harris Yulin e Angel Salazar, entre outros
Blu-ray: Menu interativo - Seleção de cenas Tela: Widescreen (2.35:1) Áudio: Dolby Digital (2.0) Idiomas: português, inglês, russo, tailandês, tcheco, polonês, húngaro, turco e espanhol Legendas: português (Brasil), inglês, tailandês, grego, coreano, tcheco, polonês, húngaro, croata, romeno, turco, português (Portugal) e espanhol
Extras: Fenomêno Scarface / Diga Olá para o bandido / Empurrar o limite, o mundo e tudo nele / Cenas deletadas / O Mundo de Tony Montana / O Renascimento / A Ação / A Criação / O Making of Scarface: o vídeogame / Scarface: a versão da TV
Distribuição: Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário