28 de maio de 2012

c&n festival


Festival de Cannes
Anunciados os premiados da edição 2012.
C&N
O grande vencedor do 65º Festival de Cannes, anunciado na noite deste domingo, foi o diretor austríaco Michael Haneke, pelo filme “Amour”, que recebeu a Palma de Ouro. Haneke repete o feito alcançado há três anos, quando foi o vencedor do festival com o filme “A Fita Branca”.
O grande prêmio do júri foi para “Reality”, de Matteo Garrone, e os prêmios de atuação foram para o ator Mads Mikkelsen, por “The Hunt”, de Thomas Vinterberg e, num empate, para as atrizes Cosmina Stratan e Cristina Flutur, por “Beyond the Hills”, de Christian Mungiu, que também levou o prêmio de Melhor Roteiro.
O mais controverso foi o prêmio de direção, outorgado ao mexicano Carlos Reygadas, por “Post Tenebras Lux”, bastante mal recebido pela imprensa.
O filme do brasileiro Walter Salles, “On the Road”, recebido com certa frieza pelos jornalistas, não levou nenhum prêmio. Veja abaixo todos os premiados.
Filme: Amour, de Michel Haneke (menção para os atores Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva)
Grande Prêmio do Júri: Reality”, de Matteo Garrone.
Prêmio do Júri: The Angel’s Share”, de Ken Loach.
Direção: Carlos Reygadas, por “Post Tenebras Lux”.
Ator: Mads Mikkelsen, por “The Hunt”, de Thomas Vinterberg.
Atriz: Cosmina Stratan e Cristina Flutur, por “Beyond the Hills”, de Christian Mungiu.
Roteiro: Beyond the Hills”, de Christian Mungiu.
Câmera dOr: Beasts of the Southern Wild”, de Benh Zeitlin.
Curta-metragem: Sessiz-be Deng”, de L. Rezan Yesilbas.

Festival Literatura em Vídeo 2012
Inscrições abertas até 30 de setembro.
C&N
 O Festival Literatura em Vídeo 2012, realizado pelas editoras Ática e Scipione, com apoio da MTV, da produtora Buriti Filmes e do portal Tela Brasil, está com inscrições abertas até dia 30 de setembro. Voltado para educadores e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das redes pública e privada de todo o país, o concurso tem como objetivo incentivar o hábito pela leitura e estimular a criatividade.
Para a edição 2012, foram criadas novas categorias de premiação. Além das tradicionais Júri Técnico, Júri Popular e Destaques Regionais, o festival conta agora com Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Som.
O site oficial do evento apresenta uma série de vídeos-aulas e oficinas, que tem como objetivo dar apoio técnico para professores e alunos produzirem suas adaptações de até 5 minutos baseados em uma das obras dos catálogos de literatura juvenil das Editoras. Esses vídeos, que trazem como protagonistas profissionais renomados como Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi e Walter Carvalho, fazem parte do acervo do Tela Brasil - projeto da Buriti Filmes que estimula produção de curtas metragens – e agora estão à disposição também no site do Festival Literatura em Vídeo.
Mais Informações no site: www.literaturaemvideo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário