18 de maio de 2012

“Drive”


Drive
Um filme digno, para os apreciadores da verdadeira Sétima Arte.
C&N
Em Los Angeles, um jovem dublê (Ryan Gosling) de filmes policiais, adota outra identidade: à noite é um motorista de assaltantes a banco, em uma profissão arriscada. Apaixona-se por uma garota casada, Irene (Carey Mulligan), cujo marido está prestes a sair da prisão e, sem saber, acaba envolvido em negócios escusos com gângsteres, chefiados por Bernie Rose (Albert Brooks).
O astro Ryan Gosling confirma seu talento nesse novo filme policial de impacto. Apesar do fracasso de bilheteria, obteve aura de cult, especialmente pela semelhança com fitas europeias de vanguarda e o tom noir.
Já começa com o personagem central em atividade criminosa, em uma sequência de arrepiar, de puro clima de tensão: ele transporta, em seu carro, bandidos para assaltarem bancos. Impõem regras rígidas, não é de falar muito e não tem nome - apenas chamado de Driver (Motorista).
O protagonista consolida-se como um anti-herói perturbado, que elimina os inimigos violentamente, sem piedade. Isto porque cai sem querer em uma complexa rede de traições e vingança, tendo que proteger a si mesmo.
A produção acertou na construção do visual, notável e estilizado, com cenas de violência animalesca (por exemplo, o Motorista mata uma das vítimas com chutes fortes no rosto, e também na sequência do tiro, que abre a cabeça de uma vigarista). Ou seja, a mão pesada do diretor pode mexer com os nervos do público menos avisado.
Outro detalhe importante é a proximidade noir, que confina o sujeito principal, em crise existencial, sem rumo, sem saída, em um mundo de indecisões.
Atribui-se as qualidades técnicas do filme ao diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn, que investe na edição frenética (ele é filho de um montador e dirigiu poucos filmes - alguns sobre luta de boxe, como “Bronson”, além de uma trilogia sobre tráfico de drogas, “Pusher”, inédita no Brasil, e um filme de suspense psicológico bem esquisito, “Medo X”, seu primeiro longa). Por isso, não é de se espantar o motivo de ele ter ganhado o prêmio de melhor diretor em Cannes (além da indicação à Palma de Ouro) por “Drive”. Um cineasta promissor, visto com bons olhos pela crítica.
É, para mim, o melhor momento do ator Ryan Gosling, que no ano passado esteve em duas ótimas fitas - a comédia “Amor a Toda Prova” e o drama político “Tudo Pelo Poder”, no qual foi indicado ao Globo de Ouro.
Diante de inúmeros pontos positivos, perdoamos o romance-clichê entre o Motorista e a jovem Irene, a parte banal dessa fita de prestígio.
Baseado no livro de James Sallis, recentemente lançado no Brasil, foi adaptado às telas por um roteirista do Irã, Hossein Amini, indicado ao Oscar por “Asas do Amor”.
E por falar em Oscar, “Drive” recebeu uma indicação ao prêmio da Academia, como melhor edição de som, e uma ao Globo de Ouro - melhor ator coadjuvante (Albert Brooks, fenomenal na pele de um gângster com métodos cruéis).
Reparem na trilha sonora jovial, de boas bandas contemporâneas, como College, que interpreta o tema central, “A Real Hero”.
Um filme digno, para os apreciadores da verdadeira Sétima Arte.
Drive (EUA - 2011 - 100’) Direção: Nicolas Winding Refn Com: Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston, Albert Brooks, Oscar Isaac, Christina Hendricks e Ron Perlman, entre outros Distribuição: Imagem Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário