31 de maio de 2012

‘Loucos por Séries’


Loucos por Séries
Quem mesmo?
C&N

Como um personagem criado no inicio dos anos 1960, inglês, e com histórias complexas e sofisticadas, conseguiria chegar ao século 21 renovado, inteligente e com histórias divertidas sob todos os aspectos? A resposta pode ser vista diariamente na TV Cultura, que está exibindo com exclusividade o seriado inglêsDoctor Who” que, depois de um hiato de mais de uma década, voltou em 2005 com muita força e com a missão de sair do ares britânicos para conquistar o mundo. E conseguiu...
Doctor Who” começou sua jornada televisiva em 1963, mostrando esse viajante do tempo e do espaço, percorrendo os mais diferentes momentos da história da humanidade, mas ao final de alguns anos, o personagem mergulhou literalmente na ficção científica. Ele, como Senhor do Tempo, viajaria pelos mais distantes pontos do universo, enfrentando adversários tecnologicamente poderosos como os
Dalecks e os Cibermens, mas sempre fascinado pela raça humana. Com o tempo, vários atores foram assumindo a Tardis (Dispositivo de Descolamento Espaço-Tempo), sua nave em forma de cabine telefônica da policia londrina, até que em 1989, o último senhor do tempo encerrou suas aventuras, após cerca de 780 episódios exibidos pela BBC. A Universal faria um especial para a TV, em 1996, e depois disso, apenas a imensidão do espaço-tempo.
A nova série do “Doctor Who foi estrategicamente produzida para atender muito mais do que o mercado britânico. Com o surgimento da BBC América, emissora com conteúdo voltado para o público americano, a nova série viajou nos conflitos entre o Doutor, agora o último remanescente dos Senhores do Tempo, e alguns de seus algozes do passado, principalmente os Dalecks. Foi desenvolvida até mesmo a necessidade de uma companheira para o herói, para atingir o público feminino. Ou seja, ficção para todos os gêneros. Aliás, durante a primeira temporada de 2005, surgiu o capitão Jack Harkness (John Barrowman), personagem principal do primeiro spin off, “Torchwood”, assumidamente omnissexual (pode fazer sexo com qualquer gênero animal, mineral ou vegetal, daqui ou de outro planeta), mas notadamente gay, como o próprio assumido ator.
A série passou obtusamente pelo canal People + Arts, em horários obtusos. Agora na TV Cultura, “Doctor Who” está no horário nobre e sendo exibido desde a primeira temporada. Atualmente, está no ar a quarta temporada, que será a ultima de David Tennant, considerado pelos fãs como o melhor ator a interpretar o papel do último Senhor do Tempo. A TV Cultura também vem exibindo os especiais de Natal, que foram passaram após o final das temporadas regulares, onde foram introduzidas as novas companheiras de viagem do Doutor. Um dos episódios, da próxima semana, será o especial que marca a saída de Tennant e a chegada de Matt Smith, como o terceiro Doctor nessa nova fase.  Mesmo para quem não gosta de ficção, a série é bem escrita e com episódios muito divertidos.
Experimente essa receita...
Paulo Gustavo Pereira apresenta o programaLoucos Por Sériesno canal Imagine TV’ (TVA/Telefônica), e o programaAlmanaque dos SeriadospelaClicTV’. Também é editor da revistaSci-Fi Newse autor doAlmanaque dos Seriados’ (Ediouro) eAnimaq - Almanaque dos Desenhos Animados” (Matrix Editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário