22 de maio de 2012

“Plano de Fuga”


Plano de Fuga

Filme entretém com violência e sem pretensão.
C&N

Mel Gibson volta a fazer o que sabe: filmes de ação policial. Aqui ele é o Gringo do título original, um assaltante que, logo na primeira cena, aparece em fuga desesperada à beira da fronteira EUA/México. Numa ação radical, ele até consegue quebrar o infame muro que separa os dois países, mas é imediatamente preso do México. É ali que ele vai parar em “El Pueblito”, uma prisão perto da qual o Carandiru é um parque de diversões. Trata-se de um aglomerado de quarteirões onde estranhamente criminosos e civis convivem violentamente sob a lei do “quem pode mais chora menos”. O Gringo vai ter de estudar detalhadamente o lugar para compreender sua hierarquia de poder e suas muito peculiares regras de sobrevivência.
Quem estiver disposto a comprar a ideia de que um fígado possa ser retirado e recolocado facilmente na mesma pessoa, sem maiores complicações, pode curtir o filme. “Plano de Fuga” não esconde sua proposta de entretenimento sem grandes pretensões e, sob este aspecto, é eficiente em sua realização. O diretor estreante Adrian Grunberg demonstra talento em prender a atenção da plateia, não economiza sangue nas cenas mais violentas e tem estilo gráfico-visual ao valorizar cores saturadas, texturas e um certo ar documental nos movimentos de câmera.
De quebra, não perdoa nem americanos nem mexicanos quando o assunto é corrupção, e tampouco esconde uma certa inspiração ‘Guy Ritcheana’ em sua formatação. Divertido.
Plano de Fuga(Get the Gringo - EUA - 2012 - 95’) Direção: Adrian Grunberg Com: Mel Gibson, Peter Stormare, Dean Norris, Bob Gunton e Kevin Hernandez, entre outros.
Distribuição: Imagem Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário