24 de maio de 2012

‘Bilheterias Brasil de 18 a 20 de maio’ e “Na Estrada” em Cannes’


Bilheterias Brasil de 18 a 20 de maio’ e Na Estrada em Cannes
Os Vingadores continuam dominando.
C&N
Como vem acontecendo em todos os países onde foi lançado, Os Vingadores continuou na liderança das bilheterias brasileiras, por mais um fim de semana. Aliás, as três primeiras posições da semana anteriores foram mantidas, com Battleship - A Batalha dos Mares” e ”Piratas Pirados” mantendo respectivamente, a 2ª e 3ª posições.
As outras duas estreias da semana, “O Corvo” e “Plano de Fuga” ficaram na 4ª e na 5ª colocações, tendo faturado mais de US$ 500 mil cada um. A outra estreia da semana, o filme chinês “O Que Eu Mais Desejo” não se saiu tão bem, ficando na 15ª posição, fora, portanto do ranking das Top 10.
Entre os filmes nacionais, “Paraísos Artificiais”, há três semanas em cartaz, foi o único a permanecer no ranking, tendo caído da 5ª para a 7ª posição. “Xingu”, que ocupava a 10ª posição na semana passada, caiu para a 13ª e saiu das Top 10.
Correspondendo às bilheterias internacionais, a bilheteria de “Battleship” ficou muito abaixo da de “Os Vingadores, considerado o grande responsável pelo naufrágio do navio de guerra. Assim como Rich Ross, dirigente da Disney, que foi defenestrado por causa do fracasso de “John Carter”, já se fala em mudanças na cúpula da NBC Universal, produtora do filme.
Para muitos analistas, o fracasso de Battleship” era previsto. Baseado em um game que ninguém abaixo dos 30 anos conhece, com elenco sem astros de primeira grandeza e roteiro fraco, a esperança era o mercado internacional. ‘Nos dias de hoje, quem não estoura antes nas mídias sociais, morre na primeira noite’, disseram executivos dos estúdios entrevistados pela The Hollywood Reporter.
No fim de semana, os únicos filmes que tiveram aumento de bilheteria em relação à semana anterior foram “Raul Seixas: O Princípio, o Fim e o Meio (subiu 304% sem abrir para mais salas), “As Neves de Kilimanjaro” e “Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios. Mas o aumento não foi suficiente para que ficassem entre as Top 10.
Na Estrada
Enquanto o site Boxofficemojo, no qual nos baseamos, não consegue fechar as bilheterias brasileiras, a crítica cinematográfica norte-americana, presente em Cannes, se encanta com o novo filme de Walter Salles, “Na Estrada. Os sites The Wrap e The Hollywood Reporter já viram o filme, e elogiaram bastante o novo trabalho Walter Salles, exibido em competição no festival.
Na Estrada” (On the Road), que estreia no Brasil em 13 de julho, concorre à Palma de Ouro. Segundo Todd McCarthy, editor da The Hollywod Reporter, a adaptação para a tela do livro de Jack Kerouac é vibrantemente visualizada e a atriz principal Kristen Stewart está perfeita.
Transpor o livro de “On the Road” para as telas foi um desejo abandonado anteriormente por muitos diretores, incluindo Francis Ford Coppola, dono dos direitos do livro e produtor executivo do filme. O romance de Jack Kerouc é de 1957, e é passado na década de 50, período de gestação da contracultura americana.
Walter Salles e o roteirista Jose Rivera, que já fizeram juntos “Diários de Motocicleta”, na opinião de Anne Thompson, do site Thompson on Hollywood, foram muito bem sucedidos onde muitos fracassaram. Segundo ela, uma das dificuldades do roteiro é a grande variedade de locações, em muitos períodos diferentes e com um enorme elenco. E também transmitir a angústia e as buscas de uma geração que os menores de 40 anos não conhecem, o que Salles consegue muito bem.
Mas, o que teria essa gente da geração beat para dizer ao público de hoje? Figuras históricas da literatura como Kerouac e Allen Ginsberg foram os precursores da contracultura, mas hoje ninguém fala deles. Foi uma geração que se rebelava contra os costumes conservadores da época, e álcool, jazz, sexo, misoginia, criatividade e irresponsabilidade faziam parte de suas vidas e do filme.
Rivera e Salles fizeram extensa pesquisa bibliográfica e de campo à procura de sobreviventes daquela geração. Segundo a crítica, Salles deixa bem claro que ele está mostrando os anos que antecederam e propiciaram o aparecimento da geração beatnik. O movimento beatnik foi um movimento social e literário norte-americano que criticava o modo de vida e os valores do país e da sociedade industrial.
Grande parte do fascínio do filme vem da figura de Neal Cassady, maior figura da geração beat dos anos 1950 e do movimento psicodélico da década de 60. No livro, e no filme ele é Dean Moriarty. Um um hippie carismático que fascinava homens e mulheres à sua volta, fossem suas múltiplas parceiras (as duas primeiras interpretadas por Kristen Stewart e Kirsten Dunst) ou o poeta Allen Ginsberg (interpretado por Tom Sturridge como ‘Carlo’ no filme), com quem Moriarty/Cassady teve uma relação homossexual. Kerouac era igualmente fascinado por ele. Em “Na Estrada” (livro e filme) ele é o escritor Sal, interpretado por Sam Riley e dedicou muitas páginas a Moriarty. Outro escritor, Tom Wolfe também retratou Moriarty em The Electric Kool-Aid Acid Test.
Quem viu, diz que o filme é mais ousado que o livro, mostrando como todos esses amigos e amantes trocavam de parceiros sexuais, muitas vezes em grupo. Stewart é uma dessas personagens, uma adolescente que não vê nada demais em saciar dois parceiros ao mesmo tempo dentro de um automóvel.
Antes do festival de Cannes a distribuidora IFC/Sundance Selects pagou um adiantamento maior do que o usual para ficar com o filme e vencer a disputada concorrência por um filme que não é exatamente comercial, apesar do elenco estelar que inclui ainda Viggo Mortensen e Amy Adams como William S. Burroughs e sua namorada. E também Alice Braga como uma jovem mexicana, e Steve Buschemi.
Se de Cannes vai para o Oscar é difícil dizer. Embora a academia vá apreciar o trabalho, a crítica vai ficar dividida. A fotografia de Eric Gautier e o vestuário são de tirar o fôlego. Mas ainda será necessária uma grande ação de marketing, ótimas críticas e prêmios pelo caminho para que os dois astros principais Garret Hedlund (Moriarty) e Sam Riley (Sal Paradise), sejam indicados. Agora, é esperar para ver.
Na Estrada(“On the Road - EUA / França / Grã-Bretanha - 2012 - 139’) Produção: Jerry Leider Company, MK2 Films, Videofilmes Produção Executiva: Francis Ford Coppola, John Williams, Jerry Leider, Tessa Ross e Arpad Busson Direção: Walter Salles Roteiro: Jose Rivera (baseado no romance homônimo de Jack Kerouac) Com: Garrett Hedlund, Sam Riley, Kristen Stewart, Amy Adams, Tom Sturridge, Danny Morgan, Alice Braga, Marie-Ginette Guay, Elisabeth Moss, Kirsten Dunst e Viggo Mortensen, entre outros.
Direção de fotografia: Eric Gautier Design de Produção: Carlos Conti Figurino: Danny Glicker Edição: Francois Gedigier Música: Gustavo Santaolalla Estreia: 23 de maio na França (Distribuição MK2) e nos EUA (Distribuição IFC/Sundance Selects) .Wanda de Andrade é jornalista especializada em mercado cinematográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário