24 de maio de 2012

“As Troianas - Vozes da Guerra”


As Troianas - Vozes da Guerra
Espetáculo faz paralelo entre a Guerra de Troia e a Segunda Guerra Mundial.
C&N
Livre adaptação do texto de Eurípides, “As Troianas - Vozes da Guerra” resgata a história das sobreviventes do conflito de Troia para levantar alguns questionamentos inerentes a qualquer guerra: o que se passa dentro de um campo de concentração? Como é ter a privação quase que completa de seus direitos? Como são tratadas essas pessoas? Existe esperança numa situação como essa?
Ao término da Guerra - travada entre Troia e Esparta devido ao amor de seus governantes pela mesma mulher -, Troia, a cidade perdedora, foi aniquilada e todos os homens, mortos. As mulheres sobreviventes foram aprisionadas e escravizadas pelo inimigo. A partir do relato dessas personagens, Eurípides conseguiu mostrar uma visão feminina sobre a guerra: Hécuba, rainha de Troia, é a protetora de todas, a mais velha. A profetisa Cassandra, sua filha, tem delírios sobre os rumos da batalha. Andrômaca esconde seu filho, Astíanax, para que ele não seja morto pelos soldados. Helena, causadora do conflito, disfarça-se de troiana para não ser descoberta por Menelau, seu marido, rei de Esparta. Apesar de terem histórias diferentes, elas estão juntas pelo mesmo motivo: a sobrevivência.
Mesmo escrita há mais de 2500 anos, o enredo mantém sua atualidade, já que os sofrimentos da guerra sempre foram os mesmos. Revisitar a obra de Eurípides é dar uma vez mais a palavra às vítimas de guerra e propor um novo olhar aos campos de refugiados.
As Troianas - Vozes da Guerra Texto: livremente adaptado de As Troianas”, de Eurípides Direção: Zé Henrique de Paula Com: Inês Aranha, Norma Gabriel, Patricia Pichamone, Cy Teixeira, João Pedro de Almeida Teixeira, Alexandre Meirelles, Fábio Redkowicz, Léo Bertero, André Dallan, Bibi Piragibe, Claudia Miranda, Gabriela Germano, Luciana Ramanzini, Marcella Piccin e Patrícia Vieira Cenografia e Figurinos: Zé Henrique de Paula Iluminação: Fran Barros Produção: Firma de Teatro (Sergio Mastropasqua e Claudia Miranda)
Onde: Teatro do Núcleo Experimental - Rua Barra Funda, 637 Tel.: (11) 3259-0898
Quando: estreia hoje, dia 24, às 21h; 6ªs, sábados e 2ªs-feiras, às 21h; domingos, às 19h Até: 11/06 Quanto: grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário