25 de maio de 2012

‘Cine Clube MuBE’


Cine Clube MuBE

Programação deste final de semana.

C&N
Neste sábado, na programação gratuita às 15h no MuBE, exibição especial do belo Cinema, Aspirinas e Urubus, um dos melhores filmes brasileiros do pós-retomada.
Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann (Peter Ketnath) um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho (Joaõ Miguel), um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, com a intenção de vender um remédio ‘milagroso’. Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nessa jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.
Não são poucos os críticos de cinema, incluindo este que aqui escreve, que incluem o longa-metragem de Marcelo Gomes entre os mais bonitos e melhores do cinema brasileiro pós-retomada (ou seja, pós-1995). Trata-se de um road movie que arma sua empatia e poesia no clássico recurso da união entre opostos, entre um alemão aventureiro e fã de cinema e um cabra que nunca caminhou além de seu sertão. O filme ganha força com a química que flui naturalmente entre os atores Peter Ketnath – que em seguida chegou a flertar com a TV Globo e atuou em “Deserto Feliz”, de Paulo Caldas – e João Miguel – que viria a se tornar um dos grandes nomes de nossa Sétima Arte, participando de filmes como o cult “Estômago” (2007), de Marcos Jorge, o retorno de Arnaldo JaborA Suprema Felicidade” (2010) e o épico “Xingu” (2012), de Cao Hamburger.
Cinema, Aspirinas e Urubus” apoia-se no choque do moderno manifesto tanto na projeção de cinema quanto na ingestão de Aspirina, ambos atos perdidos no meio do sertão nordestino, enquanto na Europa acontece a Segunda Guerra. As belas imagens em palheta de cor com predomínio de creme e sépia personalizam ainda mais a obra, e a fotografia de Mauro Pinheiro Jr. foi premiada em 2006 como a melhor para longa segundo a ABC (Associação Brasileira de Cinematografia) e a APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). O filme colheu mais de 30 prêmios no Brasil e mundo afora, entre estes o Prêmio de Cinema do Sistema Nacional de Educação da França, concedido no Festival de Cannes de 2005. Mais do que justificada esta exibição, o que há tempos não acontece em São Paulo no escurinho de uma sala. Curiosidade: Orson Welles visitou o Brasil no mesmo ano de 1942 para realizar “It's All True”...
Cinema, Aspirinas e Urubus (Brasil - 2005 - 101’) Direção: Marcelo Gomes Com: Peter Ketnath, João Miguel e Hermila Guedes, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário