16 de maio de 2012

‘Isto é Fox’


Isto é Fox
O Planeta dos Macacos- O melhor de uma franquia de tremendo sucesso!
C&N
Rodado em 1968 (em plena Guerra Fria) e adaptado da obra homônima do francês Pierre Boulle (1912/1994), “O Planeta dos Macacos” abalou o cinema, no sentido puramente comercial, ao usar sua arte em prol de algo muito maior: criticar ferozmente o ser humano e a guerra.
Os efeitos visuais, que sempre envolveram a ação e a inventividade e ganhavam força nas ideias propagadas pelas corridas armamentistas e espaciais, eram agora inteiramente necessários como recurso para fazer do filme um sucesso comercial.
Tudo gira em torno de uma tripulação de astronautas que acaba aterrissando em um planeta desconhecido, no ano de 3978, habitado por macacos inteligentes, que escravizam e fazem experimentos com seres da raça humana. Dos três tripulantes, apenas um, o comandante Taylor (o carismático e inigualável Charlton Heston) consegue escapar das garras dos símios, e agora tem a difícil missão de descobrir exatamente que lugar é aquele, e que segredo está por trás de tudo.
Os momentos de tensão são constantes, e os ângulos nos quais o diretor Schaffner posiciona sua câmera são tão assimétricos, que acabam contribuindo para estabelecer uma sensação de caos e desorientação no espectador.
É impossível não ficar estarrecido diante da revelação 'bombástica' das cenas finais. Confiram: http://www.youtube.com/watch?v=muEnLlycOn4&feature=related.
O filme foi pioneiro em alcançar tamanho frenesi, e serviu de inspiração para quatro sequências, uma série de TV, desenhos animados e quadrinhos. Teve, Inclusive, uma refilmagem em 2001 pelas mãos de Tim Burton e, recentemente, uma prequel, mas nenhum deles foi tão incisivo e significativo para o cenário cinematográfico, e até mundial, como foi esta obra-prima de 1968.
Alguns destaques: a formidável trilha sonora incidental de Jerry Goldsmith, e o elenco de apoio - Kim Hunter como Zira e o veterano Roddy McDowall como Cornelius.
Depois do primeiro, e com exceção do segundo filme, Roddy participou dos outros três filmes no cinema (no quarto e quinto, “A Conquista do Planeta dos Macacos”e “A Batalha do Planeta dos Macacos”, fez o filho de Cornelius, chamado Caesar), além de ter participado da série de TV como o macaco Galen.
O filme foi premiado com os Oscars de Figurino e Maquiagem, criada por John Chambers.
Estreou em 8 de fevereiro de 1968, sendo oficialmente reprisado em 13 de março de 1999, 18 de setembro de 2001 e 19 de junho de 2006.
O Planeta dos Macacos” está disponível em DVD e Blu-ray pela Fox Home Entertainment.

O Planeta dos Macacos (“Planet of the Apes” - EUA - 1968 - 112’ - Panavision/Color De Luxe) Direção: Franklin J. Schaffner (1920/1989) Produção: Arthur P. Jacobs (1922/1973) Com: Charlton Heston (1923/2008), Roddy McDowall (1928/1998), Kim Hunter (1922/2002), Maurice Evans (1901/1989) e James Whitmore (1921/2009), entre outros.
Blu-ray Idioma: português, inglês e espanhol Legendas: português, inglês e espanhol Áudio: Dolby Digital 5.0 Tela: Widescreen (2.35:1) Extras: Menu interativo / Seleção de cena / Comentários em áudio / Um anúncio de utilidade pública da Ansa / A evolução dos macacos / Bonusview / Ciência dos Macacos / Além da Zona Proibida / Material promocional e documentário: por trás de O Planeta dos Macacos / Teste de maquiagem com Edward G. Robinson (1966) / Filmagem de Roddy McDowall / Copiões e tomadas exclusivas / Apresentação Otan 1967 / Featurette / Teaser. Distribuição: 20th Century Fox Home Entertainment
A trilha sonora composta por Jerry Goldsmith (1929/2004): Main Title’/ ‘Crash Landing’/ ‘The Searchers’/ ‘The Search Continues’/ ‘The Clothes Snatchers’/ ‘The Hunt’/ ‘A New Mate’/ ‘The Revelation’/ ‘No Escape’/ ‘The Trial’/ ‘New Indentity’/ ‘A Bid for Freedom’/ ‘The Forbidden Zone’/ ‘The Intruders’/ ‘The Cave’/ ‘The Revelation’/ ‘Final’.
Na próxima semana, um romance inesquecível com Rock Hudson e Jennifer Jones: “Adeus às Armas”. Não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário