4 de maio de 2012

‘Ciclo Fim do Mundo: Eu Vou!’


Ciclo Fim do Mundo: Eu Vou!

Programação deste final de semana.

C&N
Neste sábado 05 de maio, antes de ter início a programação da Virada Cultural no MuBE, o CineClube MuBE encerra seu ciclo "Fim do Mundo: Eu Vou!" com a exibição gratuita, às 15h, do anime "Akira". Logo depois, debate-papo com o crítico Roberto Sadovski e comigo sobre filmes apocalípticos.
Há possibilidade de fim de mundo à vista quando, na cidade de Neo-Tokyo, um projeto militar secreto, conhecido por Akira, transforma durante uma experiência científica Tetsuo, o jovem integrante de uma gangue de motoqueiros, num poderoso psicopata com poderes sobrenaturais e comportamento descontrolado; apenas duas crianças e um grupo de psiônicos (com os mesmos poderes mentais) podem detê-lo, sempre com a ajuda do melhor amigo de Tetsuo, Kaneda, líder da gangue.
No longo e tortuoso caminho, há um grupo de ativistas anarquistas, políticos ambiciosos, cientistas irresponsáveis e um poderoso líder militar. Dirigido e co-escrito por Katsuhiro Ohtomo a partir do romance em quadrinhos de sua própria autoria, este anime atingiu status cult e é das mais fortes referências em estética futurista na delirante animação japonesa. Foi um dos primeiros na história do cinema no Japão a ter as vozes dos personagens gravadas pelos dubladores antes de os desenhos (em técnica tradicional) começarem a ser feitos.
A cópia exibida será a remasterizada digitalmente, em comemoração aos 20 anos de produção. Em seguida, haverá um debate-papo com os presentes e Roberto Sadovski, que trabalhou em mesas vizinhas com o curador do CineClube MuBE na redação de SET em 1997/98; depois se tornaram colaboradores regulares, quando Sadovski assumiu a SET, até 2010. Na pauta da conversa, as muitas e diferentes versões do apocalipse que o Cinema já cometeu.
05 de maio: Akira (Japão - 1988 - 111’) Direção: Katsuhiro Ohtomo Agradecimento: Focus Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário