‘Bilheterias
EUA e Brasil de 27 a 29 de
abril’
Bilheterias americanas
descem, enquanto
as brasileiras
sobem.
C&N
As
bilheterias norte-americanas do fim de semana tiveram
uma
severa queda, porque nenhum dos quatro lançamentos da sexta-feira
ultrapassou a
receita de US$ 12 milhões. Totalizando estimados US$ 111
milhões (todos os filmes em cartaz), as bilheterias do último fim de
semana
nos Estados Unidos ficaram 30% abaixo do mesmo período do ano
passado, e o último fim de semana poderá se tornar o pior do ano.
Pelo segundo fim de
semana
consecutivo “Think Like A Man”
liderou os ranking, com estimados US$ 18 milhões, embora
tenha
tido uma queda de 46% com relação à semana anterior.
Quase todos os
lançamentos
da semana se dirigiam ao público adulto e três deles tinham censura
R, mas mais uma vez foi o público infantil quem deu as cartas,
e o
único lançamento dirigido aos baixinhos foi a melhor bilheteria dos
lançamentos.
Foi ele “Piratas Pirados” (“Pirates!
The
Band of Misfits”), uma comédia em animação stop-motion que fez
estimados US$ 11,4 milhões, e tem chances de ir mais longe, já
que
recebeu 88% de críticas favoráveis no Rotten Tomatoes e uma nota
‘B’ na pesquisa Cinemascore. Com este resultado, a
Sony Pictures
ficou com as duas primeiras colocações.
“Um
Homem de Sorte” ficou na 3ª
posição depois de perder 50%
da bilheteria da semana anterior.
“Jogos
Vorazes”, em cartaz há seis
semanas,
ficou na 4ª posição, faturou US$ 11,25 milhões,
e
tem uma bilheteria acumulada de US$ 372,5 milhões.
“Cinco Anos de Noivado” (“The
Five-Year Engagement”) deveria, segundo as previsões, ser o maior
lançamento
da semana, com uma estimativa de bilheteria entre US$ 17 milhões e
US$
20 milhões, mas não passou de US$ 11,2 milhões, ficando na
5ª posição.
“Safe” estreou na 6ª
posição, com US$ 7,7 milhões, em 2266
cinemas. O thriller de ação recebeu uma nota ‘B+’ da pesquisa
CinemaScore, e 52%
das
críticas do site Rotten
Tomatoes foram positivas.
“O
Corvo” (“The Raven”), que estreia no Brasil no
dia 18 de maio pela Paris Filmes, foi produzido
pela
Intrepid Pictures por
US$
26 milhões e foi comprado pela Relativity Media por cerca
de
US$ 4 milhões. Faturou US$ 7,25 milhões na
estreia,
e recebeu uma nota ‘B’ da CinemaScore, mas somente
22% das criticas foram positivas. Edgar Allan Poe não deve ter
gostado.
Independentes - “Bernie”, comédia da Millennium Entertainment com
Jack Black, não estreou bem. O filme, dirigido por Richard
Linklater, faturou US$ 90,438 em três salas,
e
foi a 8ª bilheteria entre os filmes independentes lançados em
menos de 100 salas (Platform). Shirley MacLaine e Matthew McConaughey completam o elenco.
Outra
estreia, “Headhunters”, filme
norueguês
distribuído
pela Magnolia Pictures, faturou US$
45,000 em
quatro salas, com uma média de US$ 11,250 por sala.
“Sound of My Voice”, estreia da Fox Searchlight, faturou
US$
40,069 em cinco salas. Ficou na 16ª posição
entre os lançamentos platform.
“Elles”, com Juliette
Binoche,
que estreia no Brasil em 20 de julho pela Imovision, estreou com
US$ 26,000, com uma média de US$ 4,333
por
sala.
“Amor
Impossível” (“Salmon
Fishing in the Yemen”), que estreia no Brasil em 15
de
junho pela Paris
Filmes, faturou US$ 440,000 em 335 cinemas,
acumulando US$ 7,7 milhões em oito
semanas
de exibição. Muito bem recebido pela crítica o filme,
estrelando
Ewan McGregor e Emily Blunt, ficou na 3ª posição
entre os lançamentos limited (entre 101 e 1000 salas)
O
documentário “Bully” chegou aos US$ 2
milhões depois de faturar US$ 330,000 em 263
cinemas.
Internacional - “Os Vingadores” dominaram as bilheterias internacionais com US$ 178 milhões. Estreou em 39 países uma semana antes dos EUA.
Foi a
melhor bilheteria da Disney em um fim de semana
prolongado no Reino Unido, com US$ 24,7 milhões. E
também a
melhor abertura no Brasil, Argentina,
Equador, Peru, Bolívia, Hong Kong,
Taiwan, Malásia, Nova Zelândia e
Filipinas. E
ainda não estreou na China, Rússia e Japão.
“Battleship
- A
Batalha dos Mares”,
que estreia
no Brasil
no próximo
dia 11,
e nos EUA
no próximo dia
18
de maio,
faturou US$
22,5
milhões em 50 países, elevando sua bilheteria total para US$
170 milhões.
“Titanic 3D” faturou mais
US$ 20,4 milhões em 71 países,
totalizando US$ 317 milhões.
Bilheterias -
Filmes de Estúdio no final de semana (fonte:
Rentrak)
Filme
Semana
(US$)
Bilheteria Total
(US$)
“Think Like a Man”
18.000.000
60.868.058
“Piratas
Pirados”
11.400.000
11.400.000
“Um Homem
de Sorte”
11.325.000
39.926.696
“Jogos Vorazes”
11.250.000
372.454.750
“Cinco anos de
Noivado”
11.156.800
11.156.800
“Safe”
7.720.000
7.720.000
“O Corvo”
7.250.000
7.250.000
“Chimpanzee”
5.460.000
19.153.000
“Os Três Patetas”
5.400.000
37.140.544
“Cabin in the Woods”
4.500.000
34.663.840
Bilheterias Brasil - Como em todos em todos os
países onde estreou, “Os Vingadores”
liderou
o ranking nacional e já é a maior abertura do ano. Faturou US$
10,814,407 em 996 cinemas, com uma média
por
sala de US$ 10,854. No ranking anual, já é a sexta maior
bilheteria do ano. As outras estreias
da semana não despertaram tanto interesse.
“Sete
Dias com Marilyn” ficou na 5ª colocação e “As
Idades do Amor”,
mesmo
com Robert De Niro no elenco, não foi além da 14ª
posição.
“Sonhos em Movimento”,
documentário
que mostra uma coreografia de Piana Bausch com adolescentes amadores,
ficou na 34ª posição. Entre as continuações, “American Pie: O Reencontro”,
lançamento da semana anterior, caiu da 1ª para a 2ª
colocação, embora tenha perdido somente 36,2% da
bilheteria.
“Espelho, Epelho Meu”
caiu mais. Perdeu 41,4% da receita e saiu de cartaz em
28 salas na quarta semana de exibição.
“Fúria de Titãs” reduziu o
circuito
de exibição em mais de 50% e, como consequência, perdeu mais de
79% da bilheteria. Mas manteve a 4ª posição.
O pior
naufrágio
da
semana foi “Titanic 3D”. Saiu de cartaz em
214 salas e ficou em exibição em somente 59. A
bilheteria
afundou 85,1%. Resta o consolo que em três semanas já
faturou quase cinco milhões de
dólares.
“A
Perseguição” caiu da 6ª para a 8ª posição e só
saiu de cartaz em 3 salas.
“Xingu” tem aguentado o assédio
estrangeiro e
se segurado firme entre as Top
10. Embora tenha saído de cartaz em
52
cinemas, manteve uma honrosa 9ª colocação, mesmo tendo
perdido
46,7% da receita.
Por último, mas não menos
importante,
“Como Agarrar Meu ex-Namorado”,
que
na semana passada ocupava a 7ª posição, caiu para a 10ª, e ficou em cartaz
em
somente seis salas. Faturou US$ 1,431,639 em
três
semanas.
A ótima
receita
de
“OS Vingadores” compensou a perda
de
bilheteria das estreias de semanas anteriores, e quase dobrou a receita
total
das 10 maiores bilheterias da semana para US$
13,588,902, bem acima da soma da semana passada que foi
US$
7,411,814.
Amanhã, estreiam os “Anjos da Lei”
e “Um Homem de
Sorte”. Se “Os Vingadores” terão força para
resistir e manter a pole position - roubada de
“Fúria de Titãs” - saberemos
na
2ª feira. Até lá.
Bilheterias
Brasileiras - Filmes de Estúdio no final de semana
(fonte:
BoxofficeMojo)
Filme
Semana
(US$)
Bilheteria Total
(US$)
“Os Vingadores”
10.814.407
10.814.407
“American Pie:
o Reencontro”
1.239.765
4.391.829
“Espelho, Espelho Meu”
705.381
8.450.073
“Fúria de Titãs 2”
250.890
15.905.683
“Sete Dias com
Marilyn”
206.232
206.232
“Jogos Vorazes”
204.359
10.235.609
“Titanic 3D”
179.940
4.984.170
“A Perseguição”
169.936
744.312
“Xingu”
131.616
1.751.159
“Como Agarrar meu Ex-namorado”
117.206
1.431.639
Wanda de
Andrade é jornalista especializada
em
mercado
cinematográfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário