11 de maio de 2012

‘Ciclo Alumbramento’


Ciclo Alumbramento

Programação deste final de semana.

C&N

O cinema sangue novo que se realiza hoje no Brasil saiu do eixo RJ-SP e se espalhou país afora graças à acessibilidade do digital, à inquietude criativa e, muitas vezes, à formação de coletivos. Um destes coletivos, que atua há praticamente cinco anos em Fortaleza (CE), é o Alumbramento, e o CineClube MuBE exibe um trabalho de crédito solo em longa de Ivo Lopes Araújo, Sábado à Noite (2007), uma das cabeças pensantes do então futuro Alumbramento, e o primeiro longa-metragem de fato coletivo, “Praia do Futuro” (2008), que então já estabeleceu fortemente as diretrizes estéticas do grupo. O coletivo, ativo também no formato curta, consagrou-se posteriormente no circuito de festivais e junto à crítica especializada com os longas “Estrada para Ythaca” (2010) e “Os Monstros” (2011), ambos de Guto Parente, Pedro Diógenes e dos gêmeos Luiz Pretti e Ricardo Pretti, distribuídos pela Vitrine Filmes, especializada no cinema autoral que se tem feito no país. No início de maio, o curta “Odete”, de Ivo Lopes Araújo, Clarissa Campolina e Luiz Pretti, foi vencedor do prêmio do Júri Ecumênico no 58º Festival Internacional de Curtas de Oberhausen, na Alemanha.
12 de maio, 15h: Pré-Alumbramento
Não só de baladas
e embalos se faz um sábado à noite. Em preto-e-branco e com rara trilha musical (a primeira manifestação se dá aos 36 minutos, em tom triste), o filme é uma co-produção Alpendre/TV Cultura dentro do projeto DocTV. É uma jornada sem rumo certo pela noite de Fortaleza e suas luzes, com freqüência por ruas desertas, passando pela rodoviária ou por uma cena doméstica (ao som de ‘Don’t Let Me Be Misunderstood’, com Nina Simone), muitas vezes com a câmera observando à distância. É uma colagem de aspecto quase abstrato, que extrai beleza e poética no banal. O doc se constitui praticamente de duas metades de fluxo visual, interrompidas por quase um minuto de blackout - mas o filme não para, a noite não para. Estendendo-se até por volta das seis horas da manhã, a viagem se dá de dentro de veículos velhos (o mundo é muitas vezes visto pelo vidro em movimento), testemunha peixes eletrificados, grilos madrugada adentro e pombos na faixa de pedestres. Dedicado ao crítico, pesquisador e admirador do bom cinema autoral Jean-Claude Bernardet, também diretor do possível filme-inspiração “São Paulo: Sinfonia e Cacofonia” (1994).
Sábado à Noite (documentário experimental - DV - Brasil - 2007 - 62’) Direção, produção, fotografia e argumento: Ivo Lopes Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário