7 de maio de 2012

“D. Juan”


D. Juan


Um bom espetáculo, baseado em excelente texto.
C&N
São Paulo - Numa empreitada no mínimo corajosa, está em cartaz na cidade “D. Juan”, de Molière. A empreitada refere-se a trazer de volta a nossos palcos um texto clássico, com tradução primorosa de Jorge Coli, não cedendo à tentação de cortar ou modernizar o original, mantendo sua estrutura na íntegra.
Considero corajosa, na medida em que nossas plateias estão, aparentemente, desacostumadas à prática do texto longo, bem enredado, base de um espetáculo. O apelo visual e a facilidade na linguagem dominam em grande parte a cena teatral atual - sem generalizar, é claro -, e acaba tornando o espectador meio refratário a espetáculos onde a palavra tem posição fundamental.
Obviamente, a presença de ator conhecido nacionalmente como Rodrigo Lombardi, em parte ajuda o espetáculo a ter certo destaque na mídia, o que, neste caso, é muito bem vindo.
Bem vindo porque se trata de espetáculo muito bem montado, com elenco afinado e muito bem escalado, e com direção precisa de William Pereira. Sem muitos arroubos cenográficos - a solução para o segundo ato é muito bem desenvolvida -, e com grandes acertos nos figurinos, D. Juan enche a vista sem ser opulento. Note a obsessiva trilha sonora, muito adequada.
Rodrigo Lombardi, despido de sua persona consolidada nas telas de televisão, empresta a devida amoralidade ao personagem título, seduzindo e, ao mesmo tempo, expondo as reais posições adotadas por cada um dos outros personagens. Eduardo Estrela, como o fiel criado de D. Juan, Sganarello, verdadeiro alter-ego do autor, encontra imediata empatia por parte da plateia em seu constante comentário da ação decorrida, e dos jogos elaborados por seu amo. Destaque ainda para Clarissa Kiste, dividindo-se entre vários papeis femininos, sempre de forte presença em cena, e para Roberto Arduim, como o pai do fidalgo, austera figura de ares aristocráticos. Na realidade, todo o elenco apresenta-se muito bem, sem ninguém a destoar, em termos de qualidade.
Para um bom espetáculo, baseado num excelente texto, não deixe de ver D. Juan.
Dom Juan Texto: Moliére Tradução: Jorge Coli Direção: William Pereira Com: Rodrigo Lombardi, Eduardo Estrela, Clarissa Kiste, Davi Taiu, Eduardo Leão, Mariana Melgaço, Mario Luiz e Roberto Arduim Cenografia e trilha sonora: William Pereira Figurino: Olintho Malaquias Iluminação: Domingos Quintiliano Fotografia: Lenise Pinheiro Produção Executiva: Flavia Nucci Direção de Produção: Dani Angelotti Realização: Cubo Entretenimento
Onde: Teatro Raul Cortez - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista Tel.: (11) 3254-1631
Quando: sexta 21h30, sábado 21h, e domingo 19h Até 16 junho Quanto: de R$ 60 a R$ 70

Nenhum comentário:

Postar um comentário