9 de maio de 2012

‘Isto é Fox’


Isto é Fox
Can-Can- Um musical memorável, com elenco de estrelas, ao som de Cole Porter!
C&N 
Can-Can” foi um musical de grande êxito na Broadway, baseado numa peça de Abe Burrows. Transformou a veterana Gwen Verdon (1925/2000) em estrela no ano de 1953, e depois seu personagem deu origem ao de Shirley MacLaine, nas telas.
A Fox, interessada no projeto, começou a produzir “Can-Can” em 1959, e as expectativas eram grandes. Shirley MacLaine vinha de um grande sucesso, “Deus Sabe Quanto Amei” (“Some Came Running”, 1958), de Vincente Minelli, na MGM, e aqui lutou para voltar à forma e se adaptar ao figurino pesadíssimo e quente deste musical, dirigido por Walter Lang.
Notável por ser um musical expansivo, adorável e surpreendente, “Can-Can” se destaca por sua trilha sonora composta por Cole Porter, contando também com um cast harmonioso: Frank Sinatra, Shirley MacLaine, Maurice Chevalier e Louis Jourdan (vindos de outro musical de sucesso, “Gigi”, da MGM, premiado com nove Oscars), e a ótima Juliet Prowse, em uma de suas poucas aparições cinematográficas.
A popularidade do filme, até hoje, se deve à coreografia do mestre Hermes Pan, criativa e dinâmica. Confiram o famoso número de can-can, nos momentos finais: http://www.youtube.com/watch?v=Pr6l-Dbl_zM
O enredo é simples (mas sofisticado): uma dançarina de can-can, e dona de um café em Paris, em 1896, Simone Pistache (MacLaine), luta contra a polícia, que considera a dança como escandalosa e arrogante. Mas ela conta com a ajuda de dois admiradores: o advogado François Durnais (Sinatra) e o juiz Philippe Forrestier (Jourdan).
Uma visita aos sets de filmagem trouxe grande publicidade para o filme, no auge da Guerra Fria: o presidente Nikita Kruschev e sua esposa. Sinatra cantou para o casal, que também assistiu alguns ensaios com Jourdan e Chevalier, além da performance de MacLaine e Prowse dançando o eletrizante can-can.
O filme foi indicado aos Oscars de Figurino e Trilha Sonora. Estreou em 9 de março de 1960, sendo depois oficialmente reprisado em 9 de agosto de 1963 e 1º de agosto de 1969.
Can-Can” está disponível em DVD pela Fox Home Entertainment.

"Can-Can" (EUA - 1960 - 142’ - Todd-AO / Color De Luxe) Direção: Walter Lang (1896/1972) Produção: Jack Cummings (1900/1989) Com: Frank Sinatra (1915/1998), Shirley MacLaine (1937), Maurice Chevalier (1888/1972), Louis Jourdan (1921), Juliet Prowse (1936/1996) e Marcel Dalio (1900/1983), entre outros.
DVD Idioma: português, inglês e espanhol Legendas: português, inglês e espanhol Áudio: Dolby Surround 5.0 e Mono Tela: Widescreen Anamórfico (2.20:1) Extras: Menu interativo / Seleção de cenas / Trailer do cinema / Trilha sonora de abertura, intervalo e encerramento. Distribuição: 20th Century Fox Home Entertainment
A trilha sonora composta por Cole Porter (1891/1964): I Love Paris’/ ‘Maidens Typical of France’/ ‘Can-Can’/ ‘C'est Magnifique’/ ‘Apache Dance’/ ‘Live and Let Live’/ ‘You Do Something to Me’/ ‘Let's Do It’/ ‘It's All Right With Me’/ ‘Come Along With Me’/ ‘Just One of Those Things’/ ‘Garden of Eden’/ ‘It's All Right with Me’.
Na próxima semana, ‘Isto é Fox’ traz um clássico da ficção científica:O Planeta dos Macacos”, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário