7 de maio de 2012

“Missão Impossível - Protocolo Fantasma”


Missão Impossível - Protocolo Fantasma
Rigor no planejamento e na inspirada execução fazem do filme uma ótima aventura.
C&N
Missão Impossível - Protocolo Fantasma” (“Mission: Impossible - Ghost Protocol”) é uma expressiva prova de que qualquer filme precisa de bom planejamento e de boa execução. Essa necessidade se aplica tanto para propostas deliberadamente culturais ou pretensiosas como naquelas de consumo popular (se bem que as fronteiras entre arte e comércio cinematográfico são cada vez mais tênues). O longa é o quarto título de uma franquia iniciada em 1996, e que se baseava em seriado de TV criado por Bruce Geller, morto aos 48 anos em acidente com o avião que pilotava na Califórnia. As sete primeiras temporadas aconteceram entre 1966 e 1973. Posteriormente, entre 1988 e 1990, surgiram mais três temporadas. Portanto havia o risco do desgaste. Mas a nova história possibilitou um filme movimentado do começo ao fim.
A exemplo das produções com James Bond e outros espiões do cinema, esta se divide em várias cidades e locais do planeta, que tem características marcantes. O rápido começo é em Budapeste onde o agente Trevor (Josh Holloway) é perseguido. Só na sequência seguinte surge o herói central, Ethan Hunt (Tom Cruise), escapando de uma prisão na Rússia. Lá mesmo, lidera uma arriscada missão no Kremlin. Porém, mais tarde, ele é detido como terrorista responsável por um atentado àquela sede do governo. Nova fuga e mais confrontos em Dubai e Bombaim
Não há muita inovação no enredo. Apenas uma adequação dos incidentes as novas conquistas da tecnologia. As que existem ou estão prestes a existir. Nessa fantasia que avança no inverossímil, a melhor parte é toda aquela em Dubai. A começar pelas cenas em que Ethan vai de um andar para outro pelo lado externo do prédio envidraçado, um dos mais altos do mundo (mais de 100 andares). Em seguida, começa a perseguição em meio a tempestade de areia. Um dos pontos altos do longa. Um dos extras mostra como foi feita.
É possível perceber como os recursos técnicos do cinema são usados de forma racional. Sente-se também nessas cenas em Dubai como naquelas no Kremlin, bem sublinhadas pela música de Michael Giacchino (da série “Lost”), a mão firme do diretor Brad Bird. Vencedor do Oscar na categoria de melhor longa de animação com “Os Incríveis” e o delicioso “Ratatouille” em 2004 e 2007 respectivamente, ele estreia na ficção encenada com o pé direito e em um terreno difícil: o da ação em uma franquia bem sucedida. Bird sucede a Brian De Palma, John Woo e J.J. Abrahms, os diretores das ‘missões’ de 1996, 2000 e 2006. Na inevitável comparação, a única ressalva é que, em uma outra sequência (em especial naquele duelo na exposição de carros), ele passe do ponto.
Mas é impressionante constatar o fôlego do co-produtor J.J. Abrahms. Aos 46 anos incompletos, esse americano de New York tem em seu currículo provas notáveis de sua profícua capacidade criativa, que o levou a conceber e produzir séries como “Fringe” e “Lost”, a dirigir o excelente “Super 8” e a co-produzir este filme. Aqui, ele uniu-se a Tom Cruise, ator e produtor de “Missão Impossível” desde o primeiro. Sempre focado no que faz e dando certa vulnerabilidade e ternura aos heróis que interpreta, ele sabe que não pode forçar a barra em Ethan. Perto dos 50 anos (faz em julho), foi esperto ao dividir a ação física com outros personagens e intérpretes. No caso, Jeremy Renner (William Brandt), que se fez notar em “Guerra ao Terror” e a bonita Paula Patton (Jane), de “Preciosa”. Isso sem contar os vilões. Um deles está a cargo do sueco Michael Nyqvist (Hendricks), o jornalista investigativo de “Os Homens que Não Amava as Mulheres” e “A Menina que Brincava com o Fogo”.    
A soma disciplinada dos talentos de Cruise, Abrahms, Bird e outros faz com que Missão Impossível - Protocolo Fantasma” resulte em ótima aventura, capaz de satisfazer os apreciadores do gênero.
Alfredo Sternheim é cineasta, jornalista e escritor
Missão Impossível – Protocolo Fantasma (“Mission: Imposible – Ghost Protocol”/I> - Estados Unidos  - 2011 - 133’) Direção: Brad Bird Com: Tom Cruise, Jeremy Renner, Paula Patton, Simon Pegg, Michael Nyqvist, Wladimir Mashkov, Léa Saydoux, Josh Holloway e Anil Kapoor, entre outros
DVD: Menu interativo - Seleção de cenas Tela: Fullscren (2.40:1)  Áudio: Dolby Digital (5.1) Idioma: inglês e português Legenda: português e inglês Extras: Missões Impossíveis: A Tempestade de Areia e Objetos de Cena - Cenas Inéditas
Distribuição: Paramount Home Entertaiment

Nenhum comentário:

Postar um comentário