8 de maio de 2012

“A New Brain”


A New Brain
Um score maravilhoso. Uma história tocante. - Seth Rudetsky.
C&N
Após ter escrito para o teatro musical a trilogiaFalsettos”, William Finn não escreveu quase mais nada. De repente, ele descobriu que tinha algo errado com seu cérebro, que quase o matou. Ele lamentou todo o tempo que havia desperdiçado e começou a compor desesperadamente. Sua primeira incursão foi transformar sua quase morte em um musical chamado “A New Brain”.
Quando terminou as músicas, foi feita uma leitura no Public Theater, mas como o enredo não estava totalmente desenvolvido, James Lapine (Into the Woods) foi chamado para preencher os buracos. Aqui se conta a história de Gordon Schwinn (aka William Finn), um compositor frustrado que está desperdiçando sua vida escrevendo para um programa infantil de TV. Após um tumor no cérebro quase matá-lo, ele se dá conta que deveria escrever todo tipo de música e parar de ser tão ranzinza o tempo todo, dando ouvidos à sua família, que se reúne ao seu redor! O show não foi muito bem sucedido, mas o CD com o ‘Original Off-Broadway Cast’ (RCA - 1998), é formidável!
Malcolm Gets faz Schwinn (originalmente feito por Michael Ruppert na primeira leitura), e Penny Fuller, que fez Eve Harrington em “Applause”, faz a mãe de Gordon (que foi feita por Dorothy Loudon e Nancy Dussault em leituras anteriores). O score é um mix de todos os tipos de choramingos e reclamações ora neuróticos, ora engraçados de Finn, com algumas baladas que refletem a serenidade recém-descoberta em seu trabalho. Dentre os destaques cômicos estão ‘And They’re Off’ contando a história da família agitada de Gordon; ‘Poor, Unsuccessful, and Fat’, o lamento de um enfermeiro (Michael Mandell); e ‘The Homeless Lady’s Revenge’, cantada por uma sem-teto cheia de recursos (Mary Testa). Duas joias do CD são ‘The Music Still Plays On’, uma música de fossa cantada pela mãe de Gordon, e a balada final ‘I Feel So Much Spring’, onde muitos aspectos da vida de Gordon entram em harmonia. Mas imperdíveis mesmo são ‘Heart and Music e Sailing’.
Heart and Music é uma canção que se passa na cabeça de Gordon enquanto ele está sendo submetido ao tratamento na UTI. Não só a letra e a música são incríveis, mas também o arranjo vocal. E sabe por quê? Porque o arranjador é o vencedor do Tony de melhor compositor Jason Robert Brown (“Parade”), e aqui ele mostra o seu ótimo trabalho com as harmonias. Repare na seção à capela perto do final da canção.
Um dos melhores cantores masculinos da Broadway é Norm Lewis, recém-indicado ao Tony de Melhor Ator por “Porgy & Bess”. Sua voz aveludada é parte gospel / parte cool. Ele entrou em “A New Brain” no último minuto, porque o ator original, que estreou o musical, teve um dano vocal. Norm aprendeu o score super-rápido, gravou o CD, e pegou o papel do amante de Gordon. Aqui ele dá uma interpretação dos sonhos para ‘Sailling’, uma canção de amor baseada no namorado da vida real de Finn que, para relaxar, vai velejar. Se você quer saber o quanto Finn curte velejar, ouça a canção ‘Sitting Becalmed in the Lee of Cuttyhunk’. Dica: ele odeia!
Grandes intérpretes completam o resto do elenco, incluindo um ótimo trabalho de Chip Zien (que participou de toda a trilogia “Falsettos”) como um bizarro apresentador de TV, e uma contribuição divertidíssima de Kristin Chenoweth, pré-Glinda, como a enfermeira cachorra.
Aqueles que achavam Finn muito abrasivo, deveriam checar este trabalho tocante e original sobre uma doença muito séria.
Cláudio Erlichman é publicitário e produtor cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário