2 de maio de 2012

“Superman - O Filme”


Sabia que existe em Blu-ray?
Superman - O Filme”.
C&N
Depois da estreia de “Os Vingadores”, um enorme debate nasceu entre os fãs de quadrinhos: Qual será o melhor filme de super-heróis - a produção que reúne os personagens da Marvel, ou o excelente Batman - O Cavaleiro das Trevas”, de Christopher Nolan?
Se hoje as opiniões estão divididas, há algo que todos os fãs de HQs concordam: a primeira grande adaptação de quadrinhos para os cinemas nasceu muito antes da safra atual de produções sobre super-heróis: trata-se de “Superman - O Filme”.
Assinado em 1978 por Richard Donner, o longa-metragem encantou as plateias do mundo inteiro, transformando Christopher Reeve em astro internacional - mas o preço foi alto, já que o ator, falecido em 2004, nunca mais conseguiu se desvencilhar do papel, especialmente após voltar a interpretar o Homem de Aço por mais três vezes.
Contudo, as inúmeras qualidades do filme vão muito além de Reeve e do elenco de apoio estelar, que reúne grandes nomes de Hollywood como Glenn Ford, Gene Hackman, Ned Beatty e Jackie Cooper. Isso, claro, sem falar na lendária participação de Marlon Brando. Ganhando uma fortuna para aparecer poucos minutos na tela (no papel de Jor-El, pai biológico do herói), Brando até mesmo obrigou o estúdio a ignorar Sylvester Stallone, fã assumido do personagem, que fazia uma campanha quase pública para estrelar o filme.
Na verdade, o grande trunfo de “Superman - O Filme” é o seu roteiro (assinado por, entre outros, o mesmo Mario Puzo de “O Poderoso Chefão”) que tem o mérito de traduzir o universo do personagem para os cinemas sem abrir mão da fidelidade e do respeito aos quadrinhos originais, algo ressaltado na direção de Donner. É possível sentir, ao longo do filme inteiro, o enorme carinho que o cineasta tem pelo personagem, da mesma forma que aconteceria décadas depois no “Homem-Aranha” de Sam Raimi.
As cenas de ação - cuidadosamente emolduradas pela inspirada trilha sonora composta por John Williams - são muitas e de encher os olhos, mas funcionam somente a favor da história, e estão plenamente de acordo com a mitologia construída nos quadrinhos originais. Nada em “Superman - O Filme” é gratuito ou parece deslocado.
Curiosamente, a Warner Bros. detentora dos direitos do filme lançou o Blu-ray de “Superman - O Filme” no Brasil discretamente, talvez pelo fato do longa figurar entre seus primeiros lançamentos no formato - a despeito do fato de que seu lançamento em BD poderia ter sido usado como gancho, para atrair os fãs de quadrinhos para o mundo da alta-definição.
É uma pena, pois se trata de um longa-metragem que merece ser tratado com pompa e circunstância, e não apenas pelos fãs de quadrinhos, mas por todos os apreciadores do cinema de aventura hollywoodiano - e que ainda faz a insossa releitura do herói, dirigida por Bryan Singer em 2006, comer poeira.
Resta saber se está nos planos da Warner lançar por aqui a versão de Donner para “Superman II” - cujas cenas foram filmadas simultaneamente a este longa (incluindo novas sequências com Brando), mas muitas delas foram descartadas pelo estúdio quando Richard Lester assumiu o projeto - e que está disponível em Blu-ray nos Estados Unidos.
Seria um excelente presente aos fãs, visto que, muitos anos antes de “Os Vingadores”, foi Richard Donner quem realmente mostrou ao mundo que o homem pode voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário