18 de junho de 2012

“Blade Runner - O Caçador de Andróides”.


Sabia que existe em Blu-ray?
Blade Runner - O Caçador de Andróides”.
C&N
Enquanto Prometheus” permanece nos cinemas dividindo público e crítica - mas obviamente passando longe de cumprir toda a expectativa criada ao seu redor – nada melhor que revisitar o melhor trabalho de seu diretor Ridley Scott: “Blade Runner - O Caçador de Andróides’, disponível em Blu-ray, pela Warner Bros..
A história do filme – conhecida até mesmo por quem não o assistiu – remete aos antigos filmes noir, acompanhando a odisseia de um detetive que precisa caçar e eliminar um grupo de andróides (os Replicantes), que se rebelaram e voltaram à Terra, clandestinamente. Com isso, o roteiro, baseado no livro “Do Androids Dream of Eletrick Sheep?”, de Philip K. Dick, ganha uma aura melancólica e quase fatalista, sem deixar de lado os contornos filosóficos.
Se é difícil imaginar a ficção científica moderna sem “Blade Runner”, e suas referências visuais e de conteúdo, é preciso lembrar também que o longa quase não saiu do papel. Isso porque poucos dias antes das filmagens terem início, a produtora Filmways desistiu do projeto, causando um rombo de US$ 15 milhões em seu orçamento. Porém, o produtor Michael Deeley conseguiu levantar o dinheiro necessário para a produção, fazendo acordos com outras empresas, como a Ladd Company, Tandem Pictures e com um produtor de Hong Kong, Sir Run Run ShawFox, United Artists e Universal recusaram o projeto.
Este foi apenas um dos percalços da produção. Ao longo das filmagens, discussões entre o diretor Ridley Scott e membros americanos da equipe resultaram em trocas de farpas quase diárias. Além disso, conflitos entre o cineasta e o ator Harrison Ford, então um dos maiores astros do cinema, ilustravam bem o clima das filmagens. Ford se recusou até mesmo a falar sobre o filme durante anos, até romper o silêncio para desmentir os boatos que teria sabotado a narração em off – imposta a Scott pelos produtores, que alegavam que o filme seria incompreensível sem ela – para que ela não pudesse ser aproveitada.
Mesmo com todos os percalços, o resultado final não poderia ter sido melhor. Mesmo 30 anos após sua estreia, “Blade Runner” permanece como um majestoso delírio visual, que impressiona até hoje. Bebendo diretamente na fonte do clássico Metrópolis e dos trabalhos do desenhista francês Moebius, Scott criou uma Los Angeles futurista, que permanece como referência para qualquer longa que seja ambientado num futuro opressor- e quase asfixiante –, num espetáculo de imagens que, conferidas em alta definição, continuam tirando o fôlego do espectador.
Curiosamente, a história de “Blade Runner” não termina em sua estreia. Anos após fracassar nos cinemas – e ser redescoberto em vídeo, tornando-se o cult movie por excelência – “Blade Runner” ganhou uma nova versão, sem a narração em off e com alguns minutos de cenas adicionais. Mas o mais importante nesta nova versão foi a ausência do final original – feito com sobras de cenas de “O Iluminado”, de Kubrick – que deixa o filme muito mais melancólico e opressivo. E, em 2007, Scott lançou sua versão definitiva do longa, com diversos efeitos especiais refeitos, e algumas cenas estendidas ou com maior número de detalhes.
Todas estas versões chegaram ao Blu-ray, no Brasil, em um pack especial lançado pela Warner nos primeiros dias da alta definição. Entretanto, este produto tornou-se raríssimo nas lojas nacionais (apesar de ser facilmente encontrado no exterior). Contudo, meses atrás, a distribuidora lançou uma nova edição, com somente um disco, contendo a versão de 2007, que, aparentemente, será a única edição disponível nas lojas, ao menos até segunda ordem.
Sem dúvida, muito pouco para um filme que mudou a história do cinema e causou uma revolução na ficção científica moderna.
Blade Runner - O Caçador de Andróides (“Blade Runner” - EUA/Hong Kong - 1982 - 117’) Direção: Ridley Scott Com: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos, M. Emmet Walsh, Daryl Hannah, William Sanderson, Brion James, Joe Turkel e Joanna Cassidy, entre outros.
Blu-ray: Menu interativo - Seleção de cenas Tela: Widescreen Anamórfico (16:9) Áudio: Dolby Digital (5.1) Idioma: inglês Legendas: português, espanhol e inglês Extras: The Final Cut: Introdução e Comentários do Diretor Ridley Scott
Distribuição: Warner Bros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário