18 de junho de 2012

’Renata’s arcade’


Renata’s arcade

E3 Parte 2 - Sony.
C&N
Após algumas apresentações medianas das concorrentes, a Sony entrou no palco da E3 este ano cercada de grandes expectativas. Mesmo com um console recém-lançado, o PS Vita, logo ficou claro que a empresa ainda ficará focada nos lançamentos para o Playstation 3 nos próximos anos.
Para começar, o novo jogo da produtora francesa Quantic Dream, Beyond: Two Souls. Semelhante ao grande hit da empresa, Heavy Rain, o jogo trará total interação dos jogadores com a história, que vai mudando conforme cada decisão tomada, e altera seu final. A grande novidade é que Beyond será estrelado por Ellen Page (Juno) – ou seja, a voz, feições e atuação serão da atriz – como a protagonista Jodie Holmes, que tem uma forte ligação com o mundo espiritual, algo que lhe dá poderes incríveis, e, por algum motivo, ela é caçada pela SWAT. Infelizmente, pouco pode ser visto da jogabilidade do game.
Em seguida, a Sony anunciou a chegada de sua nova franquia, Playstation All Stars Battle Royale, que coloca os principais personagens de seus jogos, como Nathan Drake e Kratos, para sair na porrada, em cenários também retirados dos games, que interagem com as lutas. Impossível não pensar em Super Smash Bros., da Nintendo, e o vídeo apresentado só reforçou isso, com batalhas bem similares às do concorrente. O interessante é que, ao contrário do que se imaginava anteriormente, haverá também personagens de franquias de terceiros; na feira, foi revelado, por exemplo, que Big Daddy, de BioShock, será um deles.
Finalmente, chegou a hora de novidades para o portátil PS Vita, e sua possibilidade de integração com o PS3, tendência que irá se alastrar no mercado (veja a coluna sobre a Nintendo na próxima semana). Por exemplo, no caso de Playstation All Stars Battle Royale, os jogadores do Vita poderão lutar diretamente com gamers no PS3. Outros lançamentos para o Vita envolvem grandes franquias da Sony, caso de Call of Duty: Black Ops: Declassified e Assassin’s Creed III: Liberation, exclusivo para o console e que trará pela primeira vez uma protagonista feminina.
A última franquia, aliás, foi tema do vídeo seguinte da apresentação. Ao contrário da Microsoft, a Sony revelou um trecho diferente do game Assassin’s Creed 3, numa incrível batalha naval no Caribe, que amplia bem a jogabilidade já conhecida da série.
Apesar de breve, a Sony não deixou de lado seu acessório para incorporar a movimentação de jogadores, o Playstation Move, porém dando menor ênfase do que a Nintendo e Microsoft para essa tecnologia. A novidade ficou por conta do Wonderbook, game de realidade aumentada que necessita do Move e do EyeToy (sensor de câmera) para ser ativado, e que teve colaboração de J.K. Rowling. No entanto, a ideia inovadora ficou aquém do esperado, até porque o sistema travou no meio de sua apresentação, causando um momento constrangedor na plateia.
Mas o melhor mesmo ficou para o fim. Kratos está de volta no dia 12 de março de 2013 em God of War: Ascension, quarto jogo da saga e que retorna aos seus primórdios, com o anti-herói travando batalhas dessa vez com inimigos mortais. E a Naughty Dog, do aclamado Uncharted, mostrou mais um pouco de The Last of Us, que já havia sido apresentado no final do ano passado no Video Game Awards. Imagine uma mistura do clima de The Walking Dead com a jogabilidade dos jogos de Nathan Drake, tudo embalado em gráficos arrebatadores, e dá para der uma ideia do porque o jogo é um dos mais aguardados do ano!
Renata Primavera é jornalista, editora assistente da revista Sci-Fi News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário