‘Novas na tela -
Brasil’
‘A bilheteria é o termômetro apropriado
do sucesso’.
C&N
Lançado em 27 de
abril,
“Os Vingadores”
se manteve na dianteira das bilheterias brasileiras por quatro fins
de
semana consecutivos, até ser destronado no último fim de semana de maio por
“MIB³
Homens de Preto 3”, que
liderou por duas semanas. Mas, no último fim de semana, chegou “Madagascar 3: Os Procurados”, que mandou os
“Homens de Preto”, em
sua
terceira aventura, para a terceira colocação. Só não sabemos se
Alex, Marty, Melman e
Gloria terão forças para enfrentar “Prometheus”, que estreia amanhã.
Desde o fim de abril, que cada
grande estreia de um blockbuster do verão ocasiona um aumento
incrível na
receita dos cinemas. No fim de semana em que “Os
Vingadores” estreou a alta foi de
77,1%. Alta que não se sustentou nos fins de semana seguintes,
até
que “MIB³ Homens de Preto 3” veio
para
levantar a receita em 7% com relação a semana anterior. Com a estreia
de
“Madagascar 3: Os Procurados”, as
bilheterias voltaram a subir, e tiveram alta de 49,5% no
último
fim de semana.
Graças a “Os
Vingadores” as bilheterias de maio 2012 totalizaram R$
81.514.607,00, que, comparados aos R$
77.203.300,00 faturados em maio 2011, significaram um aumento
de
5,58%, mesmo com “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”
e “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio”
dominando as bilheterias.
“Madagascar 3: Os Procurados” estreou em
905
salas, faturando R$ 13.692.220,00 com uma
média
por sala de R$ 15.130,00, se tornando a segunda maior
abertura do ano, atrás apenas de “Os Vingadores”,
que abriu com R$
20.387.104,00.
“Branca de Neve e o Caçador”,
estreia
da semana anterior, saiu de cartaz em 34 salas (ainda está em 430) fazendo
uma
média por sala de R$ 10.453,00, faturou R$
4.494.501,00; uma queda de 13,6%.
Totaliza R$ 13.953.002,00.
“Os
Vingadores” caiu 41% em sua sétima semana, ocupando a
4ª
posição. Saiu de cartaz em 217 salas, manteve-se em
444, fazendo uma média de R$ 5.317,00 em cada
uma
delas.
A quinta e sexta posições
foram
ocupadas pelas estreias “Para
Sempre” e “O
Deus da Carnificina”. “Para Sempre”
estreou com R$ 892.362,00 em 84
cinemas e uma média por sala de R$
10.624,00.
“O Deus da Carnificina”, de
Polanski, abriu com R$ 230.439,00 em 34
salas, e uma média por sala de R$
6.778,00.
A última
estreia
da
semana foi “Violeta Foi Para o Céu”
do chileno Andrés Wood. A
biografia da cantora Violeta Parra foi lançada em 11 salas,
faturou R$ 58.067,00 com uma média por sala de
US$
5.279,00 e conseguiu ficar entre os Top
10 na
décima colocação.
Na sétima
posição,
“Solteiros com Filhos”
perdeu 79,6% da bilheteria depois de sair de cartaz em
30
salas. Ainda está em exibição em 56, totalizando uma bilheteria de R$
688.127,00.
Em 8º
lugar ficou “Paraísos Artificiais”, já em sua sexta semana. Ainda
está
em cartaz em 51 salas e sua bilheteria caiu 42,3% com relação à
semana
passada. Acumula uma bilheteria R$
3.728.660,00
O filme
francês
“A
Delicadeza do Amor” ficou na 9ª posição com uma
bilheteria
de R$ 73.506,00 (queda de 32,1%). Está em cartaz
em
19 cinemas e fez uma média por sala R$ 3.869,00.
No ano, até o último fim de
semana
(23º), as bilheterias totalizavam R$
387.975.884,00
comparados a R$ 366.983.972,00 em 2011, à
mesma altura. Deus conserve!
A
propósito, a frase que dá título ao
comentário não é minha. Apropriei-me da opinião de Giuseppe Verdi,
que
certamente escrevia suas óperas com um olho na partitura e outro no público.
Bilheterias
brasileiras - Filmes de Estúdio no final de semana (fonte:
BoxofficeMojo)
|
Filme
|
Semana (R$)
|
Total (R$)
|
1.
|
“Madagascar
3: Os
Procurados”
|
13.692.220
|
20.264.774
|
2.
|
“Branca de Neve
e o Caçador”
|
4.494.501
|
13.953.002
|
3.
|
“MIB³ - Homens de Preto
3”
|
3.680.310
|
28.185.725
|
“Os
Vingadores”
|
2.361.108
|
123.036.254
| |
5.
|
“Para
Sempre”
|
892.362
|
1.201.125
|
“Deus da
Carnificina”
|
230.439
|
310.903
| |
“Solteiros com
Filhos”
|
80.893
|
688.127
| |
“Paraísos
Artificiais”
|
80.593
|
3.728.660
| |
“A
Delicadeza do
Amor”
|
73.506
|
486.892
| |
“Violeta Foi Para o Céu”
|
58.067
|
77.394
|
Wanda de Andrade é jornalista especializada
em
mercado
cinematográfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário