29 de junho de 2012

Carlos Cirne “A Era do Gelo 4” e “Para Roma Com Amor”


A Era do Gelo 4

Franquia traz de volta os conhecidos personagens, definindo os continentes.

C&N
Neste novo capítulo da franquia de sucesso A Era do Gelo - o Continental Drift, do título original - voltam todos os personagens centrais dos capítulos anteriores, acrescidos de alguns reforços, de modo a garantir o sabor de novidade. De todos os novos, sem dúvida, o grande trunfo é a avó ranzinza de Sid (com voz, no original, da comediante americana Wanda Sykes, de A Sogra e The New Adventures of Old Christine), que passa a fazer parte - involuntária - do bando de amigos.
A trama, bastante simples: tentando guardar mais uma de suas avelãs, Scrat (claro que a culpa só podia ser dele) causa a fissão da Pangéia - que, segundo a teoria da deriva continental, foi grande porção de terra que englobava todos os continentes na Era Mesozoica - fazendo com que grandes movimentos de terra separem alguns membros da ‘família’ Mamute, e Sid (John Lenguizamo), Manny (Ray Romano) e Diego (Denis Leary) sejam lançados em pleno oceano num grande bloco de gelo, à deriva. Devem então tentar retornar à terra firme para se reunirem com Ellie (Queen Latifah) e Steff (Nicky Minaj), mulher e filha de Manny. No trajeto de volta, perigos como sereias e piratas cruzam seus caminhos.
Neste primeiro filme da série a não ser dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, nota-se que a franquia começa a apresentar o desgaste natural destas situações: não há muito mais a explorar no tema, e as opções estão chegando a um limite. Não que o filme seja ruim; apenas tem-se a impressão de já havermos visto praticamente tudo aquilo antes. É divertido, mas não é novidade. E nem chega a ser um problema com os personagens - todos muito carismáticos - ou o roteiro. Simplesmente falta certo frescor do novo.
Do ponto de vista técnico, a produção é absolutamente impecável e, se for assistida com os efeitos da sala 4DX (com movimentos nos assentos, vento, chuva e outras coisas mais) do Cinépolis JK Iguatemi então, torna-se uma experiência fantástica.
Claro que as melhores piadas devem passar despercebidas dos espectadores menores - como, por exemplo, o comentário de Sid a respeito dos dinossauros do filme anterior; ou a explicação para o fato dos gambás não estarem nem um pouco preocupados com o fim do mundo iminente - simplesmente não tem preço.
Mas os pequenos não devem se decepcionar, nem os adultos se entediarem. Ainda é muito divertido, e extremamente bem feito. E, de quebra, abrindo a seção, um curta de animação estrelado pela filha caçula dos Simpsons, Maggie, em um dia na creche. Não perca!
A Era do Gelo 4 (“Ice Age: Continental Drift” - EUA - 2012 - 94’) Direção: Steve Martino e Mike Thurmeier Com as vozes originais de: Ray Romano, Denis Leary, John Leguizamo, Jennifer Lopez, Seann William Scott, Queen Latifah e Wanda Sykes, entre outros.
Distribuição: Fox Filmes
Onde: Espaço Unibanco Pompeia - Sala 1 - Rua Turiaçu, 2100 - Perdizes Tel.: (11) 3673-3949
Sessões: 13h, 15h10, 17h20, 19h30 e 21h40

Para Roma Com Amor

Mais um delicioso cartão postal de Woody Allen.

C&N
Este novo longa de Woody Allen, de sua série de homenagens a cidades que não Nova York - Londres, Barcelona, Paris e agora Roma - quase alcança a graça e a simplicidade do soberbo Meia Noite em Paris (Midnight in Paris, 2011), seu projeto anterior. Digo quase, porque a estrutura do roteiro, clara homenagem ao cinema italiano dos anos 1960 e 70, acaba diluindo o foco, em episódios irregulares. Mas mesmo assim, um Woody Allen menos que perfeito ainda é muito melhor do que muita coisa que está por aí.
Há uma profusão de situações e personagens, o que em si não desabona o filme, e os episódios ocorrem simultaneamente, o que acaba contando a favor do resultado.
No primeiro deles, jovem turista americana, Hayley (Alison Pill), conhece, se envolve e fica noiva de um jovem italiano, Michelangelo (Flavio Parenti), e seus pais, Jerry e Phillys (Woody Allen e Judy Davis, divertidíssima) viajam a Roma para conhecê-lo e a seus pais; enquanto isso, um jovem casal, Antonio (Alessandro Tiberi) e Milly (Alessandra Mastronardi), em lua de mel, faz o check in no hotel e a esposa, indo ao cabeleireiro, se perde pelas ruas da cidade, enquanto o marido no hotel recebe, por engano, uma garota de programa, Anna (Penélope Cruz, emulando com segurança uma Sofia Loren moderna) no quarto, justamente na hora de receber uns austeros parentes que vem visitá-lo.
Há ainda o medíocre e metódico funcionário de escritório, Leopoldo (Roberto Benigni), que subitamente é alçado à fama, transformando-se (sem motivo aparente) em celebridade da mídia de maneira instantânea, e como isso afeta sua vida diária e familiar.
E, por último, um famoso arquiteto norte-americano, John (Alec Baldwin), que, em visita ao bairro onde morou na juventude, conhece um estudante de arquitetura, Jack (Jesse Eisenberg, a personificação de Allen, deste filme), que acaba se envolvendo com duas garotas completamente diferentes, Sally (Greta Gerwig) e Monica (Ellen Page), e para quem John se transforma em comentarista da ação, interferindo e aconselhando aos que participam deste segmento, divertida prática recorrente de Allen, desde Poderosa Afrodite (Mighty Aphrodite, 1995).
Seguem as tradicionais situações limites, sempre presentes nas obras de Allen, os deliciosos diálogos afiados e rápidos, às vezes sobrepostos até (marca registrada do autor), e a conclusão de que o amor acaba prevalecendo (enfim, um romântico incurável), num filme que nem a presença do insuportável Roberto Benigni consegue estragar.
Apenas o tom exagerado de reverência à cidade - que não se sentia no projeto anterior, sobre Paris - pode incomodar os fãs mais radicais do diretor. Mas nada que abale o resultado final (preste atenção a um plano realizado numa praça, onde um giro de 360° da câmera revela a beleza de tirar o fôlego da locação). Cheio de pequenas participações de conhecidos atores italianos - de Ornella Muti a Giuliano Gemma - o filme é um verdadeiro Quem é Quem do cinema italiano.
O filme deve encontrar um pouco de resistência por parte do público norte-americano, uma vez que tem grande parte de seu texto falado em italiano (o que é fonte de uma deliciosa piada com o personagem de Allen no final do filme, mas deve exigir legendas, que o americano médio detesta), mas para nós, brasileiros, é puro deleite. Não deixe de ver!
Para Roma Com Amor (“To Rome with Love” - EUA/Itália/Espanha - 2012 - 102’) Direção: Woody Allen
Com: Ellen Page, Woody Allen, Jesse Eisenberg, Penélope Cruz, Alec Baldwin, Roberto Benigni, Judy Davis e Ornella Muti, entre outros.
Distribuição: Paris Filmes
Onde: Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca - Sala 2 - Rua Frei Caneca 569 - 3º Piso - Consolação Tel.: (11) 3472-2359
Sessões: desde 13h50

Nenhum comentário:

Postar um comentário