20 de junho de 2012

‘Isto é Fox’


Isto é Fox
Como Era Verde o Meu Vale- Um dos maiores clássicos da Fox’, premiado com 5 Oscars!
C&N

Em 1941, “Cidadão Kane” (“Citizen Kane”), considerado por muitos como um dos maiores filmes de todos os tempos, tomou uma linda rasteira nas premiações, ganhando somente um Oscar, de Melhor Roteiro. “Como Era Verde o Meu Vale” foi o escolhido para ‘abafar’ o sucesso de Kane, sob a direção brilhante do mestre John Ford.
Poucas vezes uma obra tão bonita, que retrata a alma de uma pequena cidade cujo povo é honesto e simples, teve tanto espaço nas telas. Caráter e dignidade são valores cada vez menos reconhecidos nos filmes, mas aqui é tudo que precisamos para ficarmos vidrados na história.
Realizado em apenas duas semanas, “Como Era Verde o Meu Vale” foi filmado em preto e branco, porque as cores das flores, nas locações em Santa Mônica, no rancho da Fox, ao sul da Califórnia, não coincidiam com a cor das flores no País de Gales, onde a história se desenrola, baseado no romance homônimo de Richard Llewellyn (1906/1983).
O filme conta, sob a narração do jovem Huw Morgan (Roddy McDowall), a história de sua família em um pequeno vale de mineradores de carvão, e de como o pai dele quer que seus filhos tenham uma vida melhor, com menos exploração no trabalho.
Há quem diga que este foi o filme preferido do diretor John Ford, muito embora se saiba do valor que ele dava a outros filmes seus como “Vinhas da Ira” (“The Grapes of Wrath”, 1940), e “Depois do Vendaval” (“The Quiet Man”, 1952).
Talvez uma das grandes causas do sucesso desse filme seja o fato dele criar, de alguma forma, um forte sentimento de família, que persiste mesmo enfrentando a pobreza, greves, acidentes na mina, etc.
Com um ótimo roteiro, John Ford contou ainda com um excepcional elenco. A maravilhosamente bela Maureen O'Hara tinha apenas 20 anos quando as filmagens começaram. Já era seu oitavo filme, e o primeiro de uma série de cinco que faria com o grande John Ford.
Como Era Verde o Meu Vale” foi indicado aos Oscars de Montagem, Som, Atriz Coadjuvante (Sara Allgood), Roteiro e Trilha Sonora (Alfred Newman), tendo sido premiado com os Oscars de Melhor Filme, Diretor, Fotografia, Direção de Arte e Ator Coadjuvante (Donald Crisp).
O filme estreou em 28 de outubro de 1941, depois foi oficialmente reprisado em 1º de setembro de 1947 e 30 de junho de 1984. Uma obra-prima a ser conferida!
Como Era Verde o Meu Vale” está disponível em DVD pela Fox.
Como Era Verde o Meu Vale (“How Green Was My Valley” - EUA - 1941 - 118’ - Preto e branco) Direção: John Ford (1894/1973) Produção: Darryl F. Zanuck (1902/1979) Com: Walter Pidgeon (1897/1984), Maureen O'Hara (1920), Anna Lee (1913/2004), Donald Crisp (1882/1974), John Loder (1898/1988), Sara Allgood (1879/1950), e apresentando Roddy McDowall (1928/1998)
DVD Idioma: português, inglês e espanhol Legendas: português, inglês e espanhol Áudio: Dolby Digital 2.0 Mono Tela: Tela cheia Extras: Trailer original do cinema/ Trailer originais de cinema de A Malvada”, “Tarde Demais Para Esquecer” e “A Luz é Para Todos Distribuição: 20th Century Fox Home Entertainment
A trilha sonora composta por Alfred Newman (1901/1970): ‘Main Title’/ ‘Huw's Theme’/ ‘The Family and Bronwen’/ ‘The Strike’/ ‘Moterh and Huw in Broken Ice’/ ‘Treasure Islan’/ ‘The Spring Birds’/ ‘Angharad and Mister Gruffydd’/ ‘Command from the Queen’/ ‘Huw Walks Among the Daffodils’/ ‘Angharad with the Minister’ / ‘Love Denied’/ ‘School’/ ‘Huw's Lesson’/ ‘The Mine Tragedy’/ ‘Two More Brothers Leave’/ ‘The House on the Hill’/ ‘Gossip’/ ‘Goodbyes’/ ‘Huw Finds His Father’/ ‘Finale’/ ‘End Title’.
Na próxima semana, um musical encantador, com ares de musical da Metro:Papai Pernilongo”, com Fred Astaire e Leslie Caron. Não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário