21 de junho de 2012

‘Loucos por Séries’


Loucos por Séries
A Nova Dallas”.
C&N

Será que uma série que narrou, durante 14 temporadas, os dramas de uma milionária família envolvida com petróleo, pode atrair essa nova geração de fãs de séries dramáticas na TV por assinatura de hoje? Se existe uma resposta para essa pergunta é sim, porque a nova versão de Dallas não se afastou do estilo dramático que muitos brasileiros gostam, que é o tradicional folhetim mexicano, que a gente vê e revê no horário das telenovelas. Basta ver o sucesso que “Revenge” vem fazendo na Sony, onde os criadores e roteiristas devem ter visto pelo menos uma boa dúzia de telenovelas ao sul da fronteira, acredito eu. Haja drama...
Mas Dallas” tem história antes do drama. Os produtores não se arriscaram em fazer uma nova versão da série criada por David Jacobs em 1978 - que chegou ao Brasil somente dois anos depois para iniciar sua longa jornada entre o público americano. Eles mantiveram a mesma estrutura maniqueísta clássica de Abel e Caim, vividos pelo caçula Bobby Ewing (Patrick Duffy) e o primogênito da família JR (Larry Hagman), onde os dois, mesmo tendo participação mais como convidados especiais, estarão no centro da ação envolvendo a luta por Southfork, que é o gigantesco rancho da família Ewing. De um lado, o jovem idealista Christopher (Jesse Metclafe), filho adotivo de Bobby, que vem lutando pelo projeto de energia limpa, deixando de lado o petróleo que corre entre os Ewings. E no outro canto, o ambicioso filho de JR, John Ross (Josh Henderson), que descobriu a existência de milhões de barris de petróleo em Southfork, contrariando não só o tio, como também o último desejo da avó, Miss Ellie.
Os dois travarão um grande e dramático embate pelo controle da fazenda Southfork, cada um usando das armas que tiver à disposição. Como na Famiglia Corleone, os pais de Chris e John Ross estarão agindo como consiglieri dos dois. Sim, porque para que essa trama funcionar sob a égide de um grande clássico da televisão mundial, a dupla JR e Bobby tinha que estar presente, para servir até mesmo de suporte para as articulações que os dois jovens Ewings estarão fazendo nos próximo episódios.
Sem estragar nenhuma surpresa, principalmente para quem perdeu o primeiro episódio (reze para que o Warner Channel tenha mudado, e comece a reprisar essa série em outros horários, coisa que a emissora gosta de fazer apenas com “Friends”, “The Big Bang Theory” e “Two and a Half Men”), a briga dos dois herdeiros de Southfork não está apenas na questão do petróleo. Quando mais jovem, Christopher abandonou um intenso relacionamento que tinha com Elena Ramos, interpretada pela filha de brasileira Jordana Brewster, por conta de um erro de comunicação. Quase uma década depois, exatamente no dia do casamento de Christopher com Rebecca (Julie Gonzalo), ele descobre que a separação dos dois foi obra de John Ross.
Pronto. A panela já começou a ferver e os próximos episódios serão intensos. Com mais revelações sobre os reais motivos da busca pelo domínio de Southfork, mais articulações entre JR e John Ross, e a constante luta de Bobby para não se deixar cair nos golpes do irmão e, agora, do sobrinho. “Dallas” entrou no século 21, mas tem todo o gosto de um grande drama do bardo inglês. Divirta-se, emocione-se e atreva-se a mudar de canal...
Paulo Gustavo Pereira apresenta o programaLoucos Por Sériesno canal Imagine TV’ (TVA/Telefônica), e o programaAlmanaque dos SeriadospelaClicTV’. Também é editor da revistaSci-Fi Newse autor doAlmanaque dos Seriados’ (Ediouro) eAnimaq - Almanaque dos Desenhos Animados” (Matrix Editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário