25 de junho de 2012

“Sombras da Noite”


Sombras da Noite
Espere a competência usual de uma superprodução deste porte.
C&N

Para quem, como eu, não tinha nenhuma informação anterior a respeito da série original “Dark Shadows” - que originou o longa-metragem que chega agora aos cinemas - aí vão alguns dados: Dark Shadows, a série de TV, estreou nos EUA em 1966, ficando no ar até 1971, por assombrosos 1225 episódios, tendo em seus enredos todo tipo de criaturas da noite, de vampiros a lobisomens e bruxas.
A base do enredo é praticamente a mesma do longa: Barnabas Collins (Johnny Depp), jovem inglês vem com a família, em 1752, viver nos EUA, onde fundam a cidade de Collinsport, no Maine. Anos depois, ele é amaldiçoado por Angelique Bouchard (Eva Green), que se apaixona por ele - sem ser correspondida - e, de coração partido o transforma em vampiro e faz com que seja enterrado vivo. Dois séculos depois, Barnabas é acidentalmente trazido de volta à vida, apenas para descobrir o que foi feito de sua família e sua propriedade, ambas decadentes.
O que sobrou de sua família foi uma matriarca, Elizabeth Collins Stoddard (Michelle Pfeiffer), seu irmão Roger (Jonny Lee Miller), seus filhos Carolyn (Chloë Grace Moretz) e David (Gulliver McGrath), e como circundantes, o criado Willie (Jackie Earle Haley) e a psiquiatra de David, a Dra. Julia Hoffman (Helena Bonham Carter), que mora em tempo integral com a família, além, é claro, de uma mansão em ruínas, onde todos vivem.
E os negócios na cidade são controlados por - adivinhem - Angelique Bouchard! Barnabas deve então se adaptar à vida e às condições de sua família neste novo século.
E é justamente nisto que reside o maior trunfo desta adaptação para a tela grande deste meio obscuro seriado, com direção de Tim Burton, novamente em parceria com Depp (além da presença de sua esposa, Helena Bonham Carter, é claro), nesta que é a oitava produção conjunta entre diretor e ator. O constante assombro do personagem Barnabas frente à vida neste novo período é o que garante as melhores situações dentro do filme. E, apesar de minha má vontade com a atriz Eva Green - gratuita, admito - ela não poderia estar mais bem escalada para o papel de Angelique (papel ao qual concorreram também Anne Hathaway, Lindsay Lohan e Jennifer Lawrence).
Quanto à parceria Burton / Depp, não espere nada além do já conhecido maneirismo de Johnny Depp, eternamente tentando fugir de sua criação mais interessante (e atual marca registrada), o pirata Jack Sparrow. Tim Burton mostra-se menos exagerado do que de costume, o que é um bom sinal, e Helena Bonham Carter está muito bem (apesar da estranhíssima cabeleira vermelha), sendo inclusive o gancho para uma possível continuação.
Com já dito, não é necessário conhecimento prévio da série para se divertir com esta estreia. Espere a competência usual de uma superprodução deste porte, mas não espere gargalhadas gerais. Divertido, não hilário. Experimente!
Sombras da Noite (“Dark Shadows” - EUA - 2012 - 113’) Direção: Tim Burton Com: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Helena Bonham Carter, Eva Green, Jackie Earle Haley, Jonny Lee Miller, Chloë Grace Moretz, Christopher Lee e Alice Cooper, entre outros.
Distribuição: Warner Bros. Pictures

Nenhum comentário:

Postar um comentário