11 de junho de 2012

‘‘J. Edgar”


‘‘J. Edgar
Cinebiografia dirigida por Clint Eastwood é valorizada pela atuação de Leonardo DiCaprio.
C&N
Na minha indesejada aposentadoria de diretor, tenho inveja dos bons colegas idosos em atividade. Afinal, dirigir não é só um exercício mental, mas também físico. Por mais confortável que seja a produção - e, com certeza, o conforto das produções de Hollywood dá de dez a zero nas brasileiras do meu tempo, sem mecenato oficial - é preciso ter muita saúde para coordenar, em filmagem, os vários setores que permitem o bom resultado de um longa. Na galeria dos ativos realizadores, que estão na terceira idade, Clint Eastwood é um exemplo de criação profícua e sempre carregada de vitalidade. Aos 82 anos, o ator americano, que aderiu a direção por volta de 1971, deixa claro que ainda não tem vontade de parar nessa área. Só no século 21, ele assinou 11 dos 35 títulos de sua filmografia, como diretor. “J. Edgar” é o mais recente.
Trata-se da biografia de John Edgar Hoover (Leonardo DiCaprio), o homem que ampliou o poderio e a imagem do Federal Bureau of Investigation, centro de investigações policiais, mais conhecido como FBI, desde 1935. Com uma concepção que não é linear, o roteiro do jovem Dustin Lance Black (ganhador, em 2008, do Oscar da categoria por “Milk - a Voz da Igualdade”) mostra sua carreira policial, realça os avanços agregados por Hoover em mais de quatro décadas no FBI, mas não perde de vista aspectos relevantes da sua vida pessoal, como a complicada e terna relação com a mãe (Judi Dench, sempre ótima), sua dissimulada homossexualidade, e a longa - e também nada fácil - vida em comum com Clyde Tolson (Armie Hammer, de “A Rede Social”), a quem Hoover nomeou como o seu diretor-assistente. Isso sem falar do seu apego ao cargo, que o levava a armar sutis chantagens contra figuras importantes da história dos Estados Unidos
O filme é uma proposta de risco. Afinal, não é fácil contar, em cerca de duas horas, a vida de uma personalidade tão controvertida como Hoover, que se tornou lendário pelo grau de eficiência investigativa que conseguiu apor ao FBI, e pela conduta nada franca, e muitas vezes venal, que foi predominante em boa parte de seus 77 anos de vida. Eastwood poderia ter optado por um caminho mais fácil, como centralizar-se em determinado período ou episódio do biografado, uma fórmula que usou em “Invictus”, onde focalizou o líder sul-africano Nelson Mandela. Em vez disso, ele preferiu se voltar para toda a existência de Hoover, desde os 19 anos. E saiu-se bem, graças ao roteiro de Lance Black, que tem um admirável poder de síntese, aliado a certo didatismo e riqueza de observação humana. Está certo, não há julgamento do protagonista; é sob sua ótica, ditando suas memórias, que as situações surgem. Mesmo assim, não existe aqui um retrato totalmente lisonjeiro a seu respeito.
Consagrado (125 prêmios, incluindo dois Oscars), Eastwood não procurou brilhar e contentou-se em dar vigor e fluência à narrativa, bem apoiada por uma ótima produção. Esta só pisa na bola em algumas maquiagens, executadas para transmitir o passar dos anos. E nesse sentido, a atuação mais comprometida é a de Armie Hammer. Felizmente, tal deslize não atinge Leonardo DiCaprio, uma feliz escolha para viver um mito, que já foi personagem do cinema em mais de 30 ocasiões (Broderick Crawford e Ernest Borgnine foram alguns de seus intérpretes). Sua atuação tem uma impressionante força introspectiva, que lhe permite expressar a vulnerabilidade e a arrogância autoritária de Hoover. Sempre se superando, DiCaprio chega aos 37 anos como um dos melhores atores do cinema atual. Ele é, sem dúvida, o principal esteio de “J. Edgar”, que se inclui entre os melhores lançamentos de 2012.
Alfredo Sternheim é cineasta, jornalista e escritor.
J.Edgar (“J.Edgar” - EUA - 2011 - 136’) Direção: Clint Eastwood Com: Leonardo DiCaprio, Armie Hammer, Naomi Watts, Josh Hamilton, Judi Dench, Gunner Wright, Ken Howard, Kelly Lester e David A.C. Cooper, entre outros .
Tela: Widescreen (16x9) Áudio: Dolby Digital (5.1) Idioma: inglês e português Legenda: português, inglês Extras: J. Edgar: Um Homem Complicado  
Distribuidora: Warner Home Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário