25 de junho de 2012

‘Renata’s arcade’


Renatas arcade

E3 Parte 2 - Nintendo.
C&N


Última das grandes a se apresentar na E3, a Nintendo é a única que acaba de lançar um console portátil e tem um console pronto para ser lançando no final do ano. Então, não foi surpresa que a conferência foi inteiramente focada no Nintendo 3DS e Wii U, deixando claro que o Wii deixará de ganhar jogos desenvolvidos para ele.
A conferência começou com Shigeru Miyamoto, homem forte da empresa e criador das franquias Mario e Zelda. Ele começou já revelando um dos destaques da Nintendo no ano, Pikmin 3. O renascimento da franquia – cujo último jogo foi lançado em 2004 - estava programada para o Nintendo Wii, mas foi adiada tantas vezes que acabou ficando para o Wii U. O Wiipad (controle especiais do console, similares a um tablet) servirá para mostrar o mapa ou o próprio jogo e, junto aos belos gráficos em HD, corrigirá o temido problema da câmera dos jogos anteriores.
Após revelar alguns features extras do novo console, que terá aplicativos YouTube e Hulu, entre outros, e aceitará dois Wiipads, a Nintendo voltou a falar dos jogos, foco principal da apresentação. A Warner revelou Batman: Arkham City Armored Edition para o Wii U, trazendo elementos do jogo anterior aliados ao uso do Wiipad para permitir, por exemplo, que o jogador visualize mapas das fases, características dos ambientes e arsenal de equipamentos do herói.
Outra franquia Nintendo que chega para o novo console é New Super Mario Bros. U. Desta vez, além de Mario, Luigi e Toad, você também poderá controlar seu Mii pelo Mushroom Kingdom. Um quinto jogador também poderá fazer parte da festa, utilizando o Wiipad para criar plataformas para os demais jogadores.
Depois, foi a vez de Scribblenauts: Unlimited - que será lançado tanto para 3DS quanto Wii U - mantendo a jogabilidade da série, mas agora permitindo que o jogador misture itens para criar objetos bem estranhos, como um personagem completamente maluco feito de cabeça de cachorro e corpo de carrinho.
Em seguida, era hora de focar no portátil da empresa. O 3DS terá jogos promissores no futuro, incluindo New Super Mario Bros. 2, Paper Mario: Sticker Star e Luigi’s Mansion: Dark Moon, com o irmão de Mario novamente sendo protagonista em um jogo com não apenas uma, mas várias mansões, novos tipos de fantasmas, puzzles e muita exploração a ser feita.
O público adulto não será esquecido com o Wii U. Shooter de primeira pessoa sobre zumbis, ZumbiU é um ‘reboot’ do jogo Zombi, lançado em 1986 para Amstrad CPC. A trama, desenvolvida pela Ubisoft, se passa em uma Londres apocalíptica, onde o objetivo dos que ainda estão vivos é apenas sobreviver. As poucas cenas da jogabilidade exibidadas demostram um jogo sanguinário, sombrio e tentando ser realista, com o jogador tendo de sobreviver com poucas balas e em constante risco de morte, já que apenas uma mordida o matará no jogo. O Wiipad será o grande diferencial do game, servindo de scanner, inventário ou como ferramenta para certos hacks, que serão cruciais para a sobrevivência. Mass Effect 3 também ganha versão para o Wii U.
Por fim, foi apresentado o Nintendo Land, também para Wii U. Katsuya Eguchi, produtor de software da Nintendo, explicou que o game permitirá controlar personagens em um parque da Nintendo com 12 atrações diferentes, entre elas o Donkey Kong's Crash Course, Lugi's Ghost Mansion e Ninja Castle. Os gráficos são simples, mas o gameplay oferecerá inúmeras possibilidades com o gamepad do Wii U. Além disso, a Nintendo Land será compatível com o Wii Remote do velho Wii.
A Nintendo mostrou que não pretende mudar sua estratégia tão cedo, dando foco ao jogador casual e às suas consagradas franquias, mas sem deixar completamente de lado os gamers hardcore. Resta saber se ela continuará dando certo como nos tempos de hegemonia do Wii.
Renata Primavera é jornalista, editora assistente da revista Sci-Fi News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário