25 de junho de 2012

“A Ponte do Rio Kwai”


Sabia que existe em Blu-ray?
A Ponte do Rio Kwai”.
C&N
Chega a ser difícil pensar no cineasta David Lean sem se recordar de alguns dos maiores épicos da história do cinema. Afinal, mesmo tendo realizado menos de vinte longas-metragens, seu currículo conta com pérolas como “Lawrence da Arábia” e “Dr. Jivago”, o que já seria suficiente para apontá-lo como o grande mestre do gênero.
Contudo, pouca gente se recorda que, após passar anos realizando dramas, a primeira produção grandiosa de Lean foi nada menos que um filme ambientado na II Guerra Mundial: “A Ponte do Rio Kwai”, considerado não apenas um dos melhores filmes de todos os tempos, como um dos pontos altos da carreira do renomado Alec Guinness.
É dele (em sua terceira parceria com Lean) o lendário papel central, interpretando o coronel inglês que, prisioneiro nas mãos dos japoneses, é obrigado, junto com seus comandados, a construir uma ponte. E, disposto a provar a ‘superioridade’ britânica, ignora o fato de que a construção servirá para o inimigo e decide construir a melhor ponte possível - o que acaba se tornando quase uma obsessão.
Como é costumeiro nos filmes de Lean - e algo não exatamente comum a filmes épicos – a grande força do filme reside não nas cenas grandiosas, mas sim no elenco, sobretudo na interpretação inesquecível de Guinness.
Curiosamente, ele recusou o primeiro convite para viver Coronel Nicholson, alegando que o papel era “sério demais” para ele, acostumado a fazer comédias. Assim, os produtores – e o diretor David Lean, que era contra a escalação de Guiness – foram atrás de outros nomes, como Charles Laughton e Laurence Olivier, sem sucesso (Laughton chegou a ser anunciado oficialmente como protagonista, mas recuou, alegando que não aguentaria o calor do Ceilão, local das filmagens). Em novas conversas com Guinness, o ator finalmente embarcou no projeto, que se tornaria um dos pontos altos de sua carreira.
Entretanto, mesmo com o filme sendo visto até hoje como um dos melhores trabalhos de Guiness, “A Ponte do Rio Kwai” conta com um elenco de apoio de fazer inveja, sobretudo pelas presenças de William Holden – contratado para ser o chamariz de bilheteria, no papel do militar que escapa do campo de prisioneiros e precisa liderar a equipe que irá destruir a ponte – e Sessue Hayakawa, que assume o papel de Saito, comandante japonês, que brilha em todas as cenas que aparece.
Pouca gente imagina, mas a história por trás da construção da ponte é real. O livro que serve como base para o roteiro – escrito pelo mesmo Pierre Boule de “O Planeta dos Macacos” – tem como pano de fundo a história do Coronel Philip Toosey, prisioneiro de guerra ordenado a, junto com seus homens, construir duas pontes (uma de aço, outra de madeira) sobre o Rio Kwai, em Burma. Ao contrário do que vemos no filme, as pontes foram usadas durante dois anos, antes de serem destruídas em 1945.
Outro ponto interessante da história real é que o verdadeiro Coronel Saito era considerado um dos mais justos e humanitários oficiais do exército japonês, e é justamente o testemunho de Toosey que o salva da forca quando, após a rendição japonesa, foi julgado por um tribunal aliado. Mas claro que nada disso está no roteiro escrito por Carl Foreman e Michael Wilson (que não puderam assinar o trabalho por estarem na lista negra da Caça às Bruxas).
Mas é impossível mesmo falar de “A Ponte do Rio Kwai” sem mencionar sua trilha sonora. Afinal, a cena em que os prisioneiros britânicos chegam ao campo de prisioneiros assoviando a marcha ‘Colonel Bogey’ tornou-se um dos maiores momentos da história do cinema – maior até que o clímax grandioso da produção.
Reza a lenda que Spiegel planejava lançar o filme até 31 de dezembro de 1957, para que “A Ponte do Rio Kwai” pudesse ser indicado ao Oscar. Entretanto, no início do mês, o longa ainda não possuía nem mesmo um compositor contratado. Contratado pelo produtor Sam Spiegel, Malcolm Arnold compôs o score em somente dez dias, possibilitando que o filme chegasse aos cinemas no prazo, fosse indicado a oito Oscar e levasse sete estatuetas (incluindo Melhor Filme e, imaginem só, Melhor Trilha Sonora).
Disponível em Blu-ray pela Sony, o longa merece lugar de destaque em qualquer coleção – ao lado da expectativa pelo lançamento de “Lawrence da Arábia”, que também pertence à distribuidora e, realizando menos de uma década depois, se tornaria a grande obra-prima de Lean.
A Ponte do Rio Kwai (“The Bridge of the River Kwai” - EUA/Grã-Bretanha - 1957 - 162’) Direção: David Lean
Com: William Holden, Alec Guinness, Jack Hawkins, Sessue Hayakawa, James Donald, Geoffrey Horne, Andre Morell, Peter Williams, John Boxer e Percy Herbert, entre outros.
Blu-ray: Menu interativo - Seleção de cenas Tela: Widescreen Anamórfico Áudio: Dolby Digital (2.0) Idioma: português, espanhol e inglês Legendas: português, espanhol, francês e inglês Extras: não informado
Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário:

Postar um comentário