21 de junho de 2012

c&n teatro


The Ritual
Peça de Samir Yazbek é encenada em Londres
C&N

Estreia hoje, dia 21, às 20h30 (horário local), o textoThe Ritual”, de Samir Yazbek, no National Theatre, em Londres. Yazbek é o primeiro dramaturgo brasileiro a ter uma peça encenada neste tradicional teatro inglês, cujo primeiro diretor artístico foi o lendário Laurence Olivier, em 1963.
The Ritual” foi escrito a partir de um convite do National Theatre, depois que o diretor do The Connections Festival (Festival Conexões), Anthony Banks, veio ao Brasil para buscar um dramaturgo que representasse nosso país.
Após conhecer vários autores, e solicitar a cada um deles uma sinopse de uma história que gostariam de desenvolver - com temática jovem -, Samir Yazbek foi o escolhido.
Assim como ele, outros nove autores, de várias nacionalidades - tais como Paven Virk, Meera Syal, Craig Higginson e Nancy Harris, entre outros -, participam desta edição especial do Festival Conexões.
The Ritual” foi finalizado durante um workshop realizado com atores e diretores londrinos, em novembro de 2011, e encenado por cinco grupos ingleses, em temporadas que se iniciaram em março de 2012, sendo que a montagem do Rotherham College foi escolhida para se apresentar no National Theatre.
Yazbek, um dos autores de maior destaque na cena brasileira atual, já ganhou o Prêmio Shell 1999 de melhor autor por “O Fingidor”, e o Prêmio APCA 2010 de melhor autor por “As Folhas do Cedro”.
A versão brasileira de “The Ritual”, “O Ritual” - na verdade, sua versão original, já que o texto foi escrito em português e traduzido pelo dramaturgo inglês Mark O’Thomas –, será dirigida pelo próprio autor, e estreará em novembro de 2012, com um grupo de jovens atores da Escola Superior de Artes Célia Helena e do Teatro Escola Célia Helena. Junto com a Cultura Inglesa, o British Council e o Colégio São Luís, o Célia Helena, desde 2007, organiza o Projeto Conexões, vertente brasileira da iniciativa inglesa.
O Ritual” retrata os encontros de um grupo de adolescentes que, por motivos diversos e particulares, decide criar um ritual para promover relacionamentos despretensiosos, marcados pelo desprezo e pela indiferença, e desprovidos de qualquer tipo de envolvimento, apego ou afeição. Em reuniões semanais, os adolescentes praticam o desamor e relatam suas mais recentes conquistas. O grupo aclama com entusiasmo e incentivo os sedutores mais ardilosos. Por outro lado, o ritual prevê punições severas a quem não cumpre as regras estipuladas. A história assume rumos surpreendentes, conduzindo à reflexão sobre o papel do amor, do afeto, da confiança e da entrega nas relações com o outro.

Dramaturgias Urgentes
CCBB lança concurso de textos curtos para dramaturgos.
C&N

O concurso Dramaturgias Urgentes tem curadoria de Marici Salomão com participação, em seu primeiro módulo, do diretor Marcelo Lazzaratto e sua Cia de Elevador Panorâmico, e palestra do sociólogo Renato Ortiz.
Além do concurso, o processo envolve leituras dramáticas, workshops e palestras.
O concurso tem inscrições abertas a partir desta sexta-feira, dia 22. Para concorrer, os interessados podem enviar seus textos sobre o tema proposto para o site do projeto entre 22 de junho e 2 de julho. Os 30 primeiros enviados receberão pareceres técnicos dos dramaturgos Noemi Marinho, Leonardo Cortez e Alessandro Toller, ficando em seguida disponíveis no site.
O tema do primeiro módulo do concurso é A Nova Classe Média Brasileira: Os Emergentes. Abrindo o projeto, a palestra sobre o assunto será dada pelo sociólogo Renato Ortiz hoje, dia 21, às 19h30, no CCBB. O grupo de teatro convidado para as leituras dramáticas e para o Workshop sobre Processo Criativo com a plateia será a Companhia de Elevador Panorâmico, dirigida por Marcelo Lazzaratto - dia 28 de junho, às 19h30, entrada franca. Os demais pareceristas, diretores e atores serão selecionados ao longo do desenvolvimento do projeto. Segue o release completo.
Dramaturgias Urgentes no CCBB SP 1º módulo
21/06 às 19h30: Exposição sobre o tema com Renato Ortiz
28/06 às 19h30: Workshop sobre Processo Criativo – Cia de Elevador Panorâmico, direção Marcelo Lazaratto
19 e 27/07 às 19h30: Leituras Dramáticas dos selecionados – Cia de Elevador Panorâmico direção Marcelo Lazaratto
Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Tel.: (11) 3113-3651 / 3113-3652 www.bb.com.br/cultura

É isso... Tenham um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário