11 de junho de 2012

‘Sabia que existe em Blu-ray?’ “Chinatown”


Sabia que existe em Blu-ray?
Chinatown
C&N
Reza a lenda que no primeiro dia das filmagens de “Chinatown”, Roman Polanski chegou atrasado. Após cambalear alguns metros – e observado em silêncio pelos membros do elenco e da equipe – abaixou-se num canto e vomitou tudo o que havia bebido na noite anterior.
Este foi só o início de uma das produções mais complicadas do cineasta. Como consequência do brutal assassinato de sua esposa Sharon Tate, o diretor havia se exilado na Europa e não tinha planos de retornar ao país, precisando ser convencido pelo produtor Robert Evans, que desejava um ‘olhar europeu’ para o roteiro policial escrito por Robert Towne.
Foi uma decisão arriscada. Perturbado emocionalmente, Polanski foi o pilar de uma produção problemática e marcada por brigas homéricas com os atores. Chegou a agarrar Faye Dunaway pelos cabelos numa discussão, e arrebentou um pequeno televisor de Jack Nicholson, que mais tarde se tornaria um dos seus melhores amigos.
Chega a ser notável que o produto final desse ambiente conturbado tornou-se um dos filmes mais importantes dos anos 1970. “Chinatown”, que tem como ponto central um detetive particular especializado em casos de divórcio se envolvendo em uma conspiração que atinge a alta esfera política da Los Angeles dos anos 1930, é uma joia do cinema noir, permanecendo até hoje como um dos melhores longas policiais de todos os tempos.
Muito disso se deve ao script de Towne, utilizado até hoje em diversas faculdades de cinema como exemplo de um roteiro perfeito, seja em estrutura como em seu desenvolvimento. Mas talvez o grande trunfo de “Chinatown” tenha sido decisão de Polanski: a ausência de uma narração em off, prevista pelo roteirista, o que faz com que o público descubra as pistas do caso juntamente com o personagem central, o cínico detetive J.J.Jake Gittes.
Assim, é junto com ele que o público caminha até a solução do caso, que ganha contornos bizarros – incluindo aí aquele que talvez seja o mais famoso caso de incesto da história do cinema – e seu principal artífice, o sórdido vilão interpretado com genialidade pelo veterano diretor John Huston, à época sogro de Nicholson. No meio do caminho, cenas antológicas como aquela em que um gangster (interpretado pelo próprio Polanski) retalha o nariz do detetive, e a trilha sonora irrepreensível de Jerry Goldsmith fazem de Chinatown uma experiência inesquecível.
Indicado a 11 Oscars, “Chinatown” deu azar de concorrer com “O Poderoso Chefão – Parte II”, que levou os principais prêmios. Mas, não à toa, recebeu a estatueta de Melhor Roteiro Original. Justo, mas ainda assim bem pouco para um filme tão importante, que chega agora ao Blu-ray pela “Paramount”, repleto de extras – com destaque para os comentários do roteirista com o cineasta David Fincher.
Para encerrar, uma curiosidade: o longa havia sido planejado como o primeiro de uma trilogia abordando problemas políticos da cidade. Por conta disso, Nicholson nunca mais aceitou interpretar outro detetive. Contudo, somente o segundo longa foi feito (“A Chave do Enigma”, dirigido pelo próprio ator, que se passa nos anos 1940, e aborda problemas com a companhia de gás). Já o terceiro filme, teria como base a construção de uma rodovia por uma grande corporação, mas a ideia acabou sendo incorporada - imaginem só - ao roteiro de “Uma Cilada para Roger Rabbit”.
Chinatown (EUA - 1974 - 130’) Direção: Roman Polanski Com: Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston, Perry Lopez, John Hillerman, Darrell Zwerling, Diane Ladd, Roy Jenson, Roman Polanski e Richard Bakalyan, entre outros
Blu-ray: Menu interativo - Seleção de cenas Tela: Widescreen Anamórfico (2.35:1) Áudio: Dolby Digital (2.0 e 5.1) Idiomas: português, espanhol, francês e inglês Legendas: português, espanhol, francês e inglês Extras: Comentário do Roteirista Robert Towne com David Fincher / Water and Power: The Aqueduct / The Aftermath, The River & Beyond / Chinatown: Uma Avaliação / Chinatown: O Começo e o Fim / Filmando Chinatown / O Legado de Chinatown / Trailer de Cinema (HD)
Distribuição: Paramount Home Entertainment

Nenhum comentário:

Postar um comentário