10 de maio de 2012

‘Loucos por Séries’


Loucos por Séries
Preamar.
C&N
Quando uma série começa a ser apresentada, e no primeiro episódio você não consegue entender qual seria a motivação do personagem principal dentro da trama, ou o que vai definir esse personagem durante o resto da temporada, pode ter certeza que teremos um problema pela frente. É o que senti vendo o primeiro episódio de “Preamar”, nova série brasileira exibida nos domingos à noite pela HBO.
A ideia é bem interessante: depois de levar um belo pé no traseiro de seus sócios, o banqueiro João Velasco (Leonardo Franco), esconde de sua família que está desempregado, com medo do que isso poderá provocar nas relações internas desse núcleo, que vive num duplex em Ipanema. Para isso, ele diz que, aconselhado pelo médico, decidiu ficar um ano sem trabalhar, para melhorar do estresse que estava sofrendo no banco. Mas, passadas algumas semanas, ele começa a pirar, porque não consegue se imaginar indo conversar em outras empresas, para pedir emprego. O famoso orgulho besta que vai levá-lo à ponta do abismo.
Talvez olhando o fundo de seu futuro, ele contemple uma saída tipicamente brasileira. Ao ver o comércio que acontece na praia, com a locação de cadeiras de praia, venda de bugigangas e outras coisas, que sempre aparecem quando você tenta desfrutar alguns momentos à beira do mar, João tem uma visão: por que não organizar esse comércio paralelo com toda sua experiência do banco, para faturar um bom trocado, e acabar com o segredo em sua família? Só que para ele conseguir isso, vai ter que convencer o Xerife (Roberto Bonfim), chefe dessa pequena máfia da praia, a deixá-lo implementar suas ideias, para que os dois faturem com isso.
Até aí, tudo bem, certo? Uma ideia bem interessante para o desenvolvimento da série, com os problemas que virão do relacionamento com o criminoso da praia, as complicações com a família e tramas relacionadas com o tráfico de drogas, no qual o filho Fred (Hugo Bonemer) pode estar envolvido. Só que, para que isso tudo acontecer, seria necessário mostrar esse desespero de causa do protagonista logo no primeiro episódio, estabelecendo com o público a ligação essencial para que se acompanhe a história do ex-banqueiro querendo ser o novo dono da praia. E isso não acontece.
O primeiro episódio, muito bem produzido, peca exatamente por não colocar já para o público o que pretende João, com esse comércio paralelo na praia de Ipanema. Fica tudo muito subentendido, numa pequena cena entre João e o zelador de seu prédio, que confessa faturar um troco na locação de cadeiras de praia. No lugar de partir logo para a definição do personagem e seu objetivo na série, optou-se por cenas idílicas dele observando o horizonte, em diversos pontos do Rio. O que para um seriado que quer fazer a diferença, caiu na mesmice requentada de um roteiro de telenovela.
Posso estar errado, com relação ao resto da temporada, mas se começou assim com esse problema, será que vai melhorar?
Paulo Gustavo Pereira apresenta o programaLoucos Por Sériesno canal Imagine TV’ (TVA/Telefônica), e o programaAlmanaque dos SeriadospelaClicTV’. Também é editor da revistaSci-Fi Newse autor doAlmanaque dos Seriados’ (Ediouro) eAnimaq - Almanaque dos Desenhos Animados” (Matrix Editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário